O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112773 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5548 "inscrito_id" => 1398 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente estudo tem como objeto o processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, visto constituir uma temática necessária nas pautas educacionais. Nesse sentido, a pesquisa se justifica devido ao aumento de diagnósticos de crianças com o autismo, que tem ampliado os desafios da escola no tocante ao ensino da leitura e da escrita. Sob essa perspectiva, tem-se como objetivo geral: investigar os desafios e possibilidades relacionados ao processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA); e específicos: discorrer sobre o diagnóstico de crianças com autismo; conhecer o que a literatura traz sobre os aspectos do desenvolvimento de crianças autistas em fase de alfabetização; discutir ações pedagógicas que abranjam desafios e possibilidades de aprendizagem de crianças com o TEA. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizou-se pesquisa bibliográfica, fundamentada em Santos (2016), Millan e Postalli (2019) e Ribeiro et alli. (2021), e outros. Em conclusão, aponta-se que é possível que, com acompanhamento multidisciplinar, a criança autista possa desenvolver habilidades de leitura e de escrita. Para isso, é essencial que sejam atendidas condições que favoreçam o processo, entre as quais se destacam a formação adequada de profissionais e o uso de estratégias e de recursos pedagógicos adequados às dificuldades de cada criança." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1398_TB5548_16102024111838.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO IVO GOMES DE LAVOR" "autor_nome_curto" => "Ivo Lavor" "autor_email" => "ivodilavor@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112773 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5548 "inscrito_id" => 1398 "titulo" => "O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM AUTISMO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O presente estudo tem como objeto o processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou autismo, visto constituir uma temática necessária nas pautas educacionais. Nesse sentido, a pesquisa se justifica devido ao aumento de diagnósticos de crianças com o autismo, que tem ampliado os desafios da escola no tocante ao ensino da leitura e da escrita. Sob essa perspectiva, tem-se como objetivo geral: investigar os desafios e possibilidades relacionados ao processo de alfabetização de crianças com o Transtorno do Espectro Autista (TEA); e específicos: discorrer sobre o diagnóstico de crianças com autismo; conhecer o que a literatura traz sobre os aspectos do desenvolvimento de crianças autistas em fase de alfabetização; discutir ações pedagógicas que abranjam desafios e possibilidades de aprendizagem de crianças com o TEA. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizou-se pesquisa bibliográfica, fundamentada em Santos (2016), Millan e Postalli (2019) e Ribeiro et alli. (2021), e outros. Em conclusão, aponta-se que é possível que, com acompanhamento multidisciplinar, a criança autista possa desenvolver habilidades de leitura e de escrita. Para isso, é essencial que sejam atendidas condições que favoreçam o processo, entre as quais se destacam a formação adequada de profissionais e o uso de estratégias e de recursos pedagógicos adequados às dificuldades de cada criança." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID1398_TB5548_16102024111838.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO IVO GOMES DE LAVOR" "autor_nome_curto" => "Ivo Lavor" "autor_email" => "ivodilavor@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }