Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ENGAJANDO OS ALUNOS ATRAVÉS DA TECNOLOGIA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A gamificação no ensino de matemática é uma estratégia que incorpora elementos de jogos para tornar o aprendizado mais cativante e eficaz. Ao introduzir desafios, recompensas e competições em atividades matemáticas, os alunos são incentivados a se envolverem de forma mais ativa e significativa com os conceitos numéricos. Essa abordagem visa engajar os alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e estimulantes. Através da gamificação, os estudantes podem desenvolver habilidades matemáticas enquanto se divertem, reduzindo a ansiedade muitas vezes associada à disciplina. A tecnologia desempenha um papel fundamental na implementação da gamificação, permitindo aos educadores criar experiências de aprendizagem personalizadas e interativas. Plataformas online e aplicativos móveis oferecem recursos que facilitam o acompanhamento do progresso dos alunos e a adaptação do ensino às necessidades individuais de cada um. Ao combinar gamificação e tecnologia educacional, os professores podem explorar novas formas de tornar o ensino de matemática mais envolvente e acessível. A possibilidade de aprender por meio de simulações virtuais, jogos educativos e atividades interativas promove uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos, estimulando a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.Em resumo, a gamificação no ensino de matemática, aliada à tecnologia, proporciona uma maneira inovadora e eficaz de promover o engajamento dos alunos, estimular a aprendizagem ativa e desenvolver habilidades matemáticas essenciais.

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