CAMINHOS DA DIVERSIDADE: ALIMENTAÇÃO INDÍGENA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112738 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5500 "inscrito_id" => 12818 "titulo" => "CAMINHOS DA DIVERSIDADE: ALIMENTAÇÃO INDÍGENA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL" "resumo" => "Em um mundo cada vez mais homogeneizado pela globalização, a valorização da diversidade alimentar e cultural se torna essencial para promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Nesse contexto, a alimentação indígena surge como uma ferramenta, capaz de oferecer não apenas uma variedade de alimentos nutritivos, mas também uma visão holística da relação entre ser humano e natureza. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar estratégias de utilização da alimentação indígena na educação do consumo alimentar de crianças de forma a promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa participante integrando os/as pesquisadores/as e as crianças envolvidas no fenômeno investigado. Participaram da pesquisa 25 crianças alunos/as do Ensino Fundamental de escolas públicas circunvizinhas à Universidade Federal Rural de Pernambuco, sujeitos do projeto de Extensão “Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD do Departamento de Ciências do Consumo/UFRPE em parceria com a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Cidadania/PROExC e Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de PE/SINDSPREV. Foram desenvolvidas com as crianças do referido projeto, atividades socioeducativas com enfoque na alimentação dos povos indígenas envolvendo leitura de livros infantis de autores/as indígenas, apresentação, preparo e degustação de alimentos. Ao utilizar a alimentação indígena como uma ferramenta para a educação do consumo alimentar, foi possível estimular uma reflexão crítica sobre os padrões alimentares predominantes, incentivando práticas mais conscientes e responsáveis. Além disso, essa abordagem possibilitou a promoção do respeito à diversidade cultural e o reconhecimento dos saberes tradicionais dos povos indígenas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12818_TB5500_23052024195233.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAISYVÂNGELA EUCRÊMIA DA SILVA LIMA SANTANA" "autor_nome_curto" => "DAISYVÂNGELA" "autor_email" => "daisyvangela.lima@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112738 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5500 "inscrito_id" => 12818 "titulo" => "CAMINHOS DA DIVERSIDADE: ALIMENTAÇÃO INDÍGENA COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO ALIMENTAR SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL" "resumo" => "Em um mundo cada vez mais homogeneizado pela globalização, a valorização da diversidade alimentar e cultural se torna essencial para promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Nesse contexto, a alimentação indígena surge como uma ferramenta, capaz de oferecer não apenas uma variedade de alimentos nutritivos, mas também uma visão holística da relação entre ser humano e natureza. Nessa perspectiva, esse trabalho tem como objetivo identificar e analisar estratégias de utilização da alimentação indígena na educação do consumo alimentar de crianças de forma a promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Trata-se de uma pesquisa participante integrando os/as pesquisadores/as e as crianças envolvidas no fenômeno investigado. Participaram da pesquisa 25 crianças alunos/as do Ensino Fundamental de escolas públicas circunvizinhas à Universidade Federal Rural de Pernambuco, sujeitos do projeto de Extensão “Ações socioeducativas para crianças e adolescentes do Ensino Fundamental”, desenvolvido pelo Núcleo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas para Infância e Adolescência – NEPIAD do Departamento de Ciências do Consumo/UFRPE em parceria com a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Cidadania/PROExC e Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de PE/SINDSPREV. Foram desenvolvidas com as crianças do referido projeto, atividades socioeducativas com enfoque na alimentação dos povos indígenas envolvendo leitura de livros infantis de autores/as indígenas, apresentação, preparo e degustação de alimentos. Ao utilizar a alimentação indígena como uma ferramenta para a educação do consumo alimentar, foi possível estimular uma reflexão crítica sobre os padrões alimentares predominantes, incentivando práticas mais conscientes e responsáveis. Além disso, essa abordagem possibilitou a promoção do respeito à diversidade cultural e o reconhecimento dos saberes tradicionais dos povos indígenas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12818_TB5500_23052024195233.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAISYVÂNGELA EUCRÊMIA DA SILVA LIMA SANTANA" "autor_nome_curto" => "DAISYVÂNGELA" "autor_email" => "daisyvangela.lima@ufrpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }