O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um indicador nacional extremante importante para avaliar o progresso educacional no Brasil, fornecendo dados abrangentes sobre os fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem em todas as etapas e modalidades de ensino. Implementado em todo o país, o SAEB utiliza questionários direcionados às escolas para mapear aspectos quantitativos e qualitativos da educação e suas múltiplas realidades, permitindo assim, análises estatísticas, como o Teste Qui-Quadrado para a análise de associação entre as variáveis e o Algoritmo Random Forest, que combina múltiplas árvores de decisão, para identificar variáveis relacionadas ao desempenho dos estudantes em diferentes níveis educacionais. Ao examinar os resultados do SAEB de 2021 em relação ao desempenho dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca, podemos compreender os índices educacionais do município, a política educacional, e o contexto socioeconômico e escolar dos estudantes na comunidade em que vivem e estudam. O levantamento revela a necessidade de revisão da política educacional e intervenções pedagógicas para promover o desenvolvimento intelectual dos estudantes nessa etapa. Ao entender os desafios e oportunidades educacionais nessa faixa etária do sistema público municipal de educação do Ipojuca, podemos direcionar recursos de forma mais eficiente, eficaz e efetivo para melhorar os índices e os resultados educacionais do Ipojuca. Este trabalho não apenas visa avaliar o desempenho dos estudantes, mas também promover uma educação de qualidade na promoção de um ensino e aprendizado de excelência e referência aos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Ipojuca.