HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE CÂNCER INFANTIL COMO MATERIAL EDUCATIVO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111178 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3237 "inscrito_id" => 10693 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE CÂNCER INFANTIL COMO MATERIAL EDUCATIVO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE" "resumo" => "O estudo teve como objetivo analisar histórias em quadrinhos (HQ) brasileiras sobre o câncer para o público infantil com o intuito de conhecer mais sobre esta abordagem como material educativo na promoção da saúde, o cenário e linguagem que a compõe, o acesso, além de apontar possíveis lacunas que possam trazer mais luz para a área do ensino e saúde. Utilizou-se uma busca na base de periódicos Capes e Google para o levantamento das HQ na temática abordada, em seguida foi feita nova busca no Google, em sites de livros, sebos e contato com as instituições responsáveis pela criação das mesmas tais como Instituto Maurício de Sousa, Associação Brasileira de Leucemia (ABRALE) e Rede Câncer para ter acesso aos exemplares físicos ou digitais. A seleção dos exemplares atendeu aos critérios de inclusão: (1) HQ, (2) público infantil, (3) temática câncer (4) disponibilidade de acesso e o critério de exclusão: (1) indisponibilidade de acesso. Foram identificados 10 HQ e foi feita uma primeira análise descritiva de alguns itens: autor, ano de publicação, tipo de câncer abordado, personagens, forma de abordagem narrativa e imagética, mensagem final e facilidade de acesso do público em geral. Como resultado parcial já pode-se observar a escassez de HQ sobre câncer para o público infantil, a dificuldade de acesso, ausência de HQ escrita e ilustrada pelas próprias crianças, bem como a falta de publicações nos últimos 5 anos. Tal panorama aponta a necessidade de dar mais voz às crianças em acompanhamento oncológico visto que suas histórias são dignas de serem compartilhadas uma vez que seus saberes e vivências podem auxiliar outras crianças diminuindo o medo e o estigma da doença, aumentando o acesso a informação, principal causa de abandono do tratamento, podendo assim possibilitar a cura e melhora na qualidade de vida das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10693_TB3237_27102024005418.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLEYLA FASSARELLA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "KARLEYLA" "autor_email" => "laylafassarella@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111178 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3237 "inscrito_id" => 10693 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE CÂNCER INFANTIL COMO MATERIAL EDUCATIVO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE" "resumo" => "O estudo teve como objetivo analisar histórias em quadrinhos (HQ) brasileiras sobre o câncer para o público infantil com o intuito de conhecer mais sobre esta abordagem como material educativo na promoção da saúde, o cenário e linguagem que a compõe, o acesso, além de apontar possíveis lacunas que possam trazer mais luz para a área do ensino e saúde. Utilizou-se uma busca na base de periódicos Capes e Google para o levantamento das HQ na temática abordada, em seguida foi feita nova busca no Google, em sites de livros, sebos e contato com as instituições responsáveis pela criação das mesmas tais como Instituto Maurício de Sousa, Associação Brasileira de Leucemia (ABRALE) e Rede Câncer para ter acesso aos exemplares físicos ou digitais. A seleção dos exemplares atendeu aos critérios de inclusão: (1) HQ, (2) público infantil, (3) temática câncer (4) disponibilidade de acesso e o critério de exclusão: (1) indisponibilidade de acesso. Foram identificados 10 HQ e foi feita uma primeira análise descritiva de alguns itens: autor, ano de publicação, tipo de câncer abordado, personagens, forma de abordagem narrativa e imagética, mensagem final e facilidade de acesso do público em geral. Como resultado parcial já pode-se observar a escassez de HQ sobre câncer para o público infantil, a dificuldade de acesso, ausência de HQ escrita e ilustrada pelas próprias crianças, bem como a falta de publicações nos últimos 5 anos. Tal panorama aponta a necessidade de dar mais voz às crianças em acompanhamento oncológico visto que suas histórias são dignas de serem compartilhadas uma vez que seus saberes e vivências podem auxiliar outras crianças diminuindo o medo e o estigma da doença, aumentando o acesso a informação, principal causa de abandono do tratamento, podendo assim possibilitar a cura e melhora na qualidade de vida das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10693_TB3237_27102024005418.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLEYLA FASSARELLA FIRMINO" "autor_nome_curto" => "KARLEYLA" "autor_email" => "laylafassarella@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }