Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AUTISMO E BULLYING: REFLEXÕES E AÇÕES CONSCIENTIZADORAS NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 10 - Educação especial
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111895
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4302
    "inscrito_id" => 13109
    "titulo" => "AUTISMO E BULLYING: REFLEXÕES E AÇÕES CONSCIENTIZADORAS NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Esse projeto nasceu da necessidade de trabalhar com a comunidade escolar a conscientização da importância de os alunos não praticarem bullying com os alunos autistas numa instituição escolar. O autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento, impacta a maneira como as pessoas se comunicam, interagem socialmente e se comportam. É importante lembrar que cada indivíduo com autismo é único, com suas próprias características e talentos. No entanto, a falta de conhecimento e empatia pode levar ao bullying, algo que infelizmente muitos alunos autistas enfrentam no ambiente escolar. Diante desse cenário, este projeto se propõe a ser um farol de conscientização sobre o autismo na comunidade escolar. Através de ações educativas e de sensibilização, buscamos combater o bullying e promover a inclusão, construindo um espaço onde todos se sintam acolhidos e respeitados. Para realização desse projeto foi feito reuniões com o núcleo gestor e corpo docente, dando ciência do que seria desenvolvido durante o mês de abril de 2004, uma vez que este mês é considerado o mês de conscientização do autismo. Assim também com os alunos, foram feitos em todas as turmas encontros com palestras com os temas norteadores do projeto, exibições de filmes e ações diversas em salas de aulas contemplando essas temáticas. Essas abordagens estão diretamente relacionadas a questão da inclusão escolar e a democratização do ensino garantida pela LBI (Lei de Inclusão Brasileira, nº13.146?????, abrindo as portas da escola para um público cada vez mais diversos. Essa conquista, por sua vez, trouxe consigo um novo desafio: garantir que todos os alunos, independentemente de suas origens, necessidades ou características, tenham acesso a uma educação com qualidade e com equidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13109_TB4302_10102024141832.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA LIMA  DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabianalimaoliver@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111895
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4302
    "inscrito_id" => 13109
    "titulo" => "AUTISMO E BULLYING: REFLEXÕES E AÇÕES CONSCIENTIZADORAS NUMA ESCOLA MUNICIPAL DE FORTALEZA"
    "resumo" => "Esse projeto nasceu da necessidade de trabalhar com a comunidade escolar a conscientização da importância de os alunos não praticarem bullying com os alunos autistas numa instituição escolar. O autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento, impacta a maneira como as pessoas se comunicam, interagem socialmente e se comportam. É importante lembrar que cada indivíduo com autismo é único, com suas próprias características e talentos. No entanto, a falta de conhecimento e empatia pode levar ao bullying, algo que infelizmente muitos alunos autistas enfrentam no ambiente escolar. Diante desse cenário, este projeto se propõe a ser um farol de conscientização sobre o autismo na comunidade escolar. Através de ações educativas e de sensibilização, buscamos combater o bullying e promover a inclusão, construindo um espaço onde todos se sintam acolhidos e respeitados. Para realização desse projeto foi feito reuniões com o núcleo gestor e corpo docente, dando ciência do que seria desenvolvido durante o mês de abril de 2004, uma vez que este mês é considerado o mês de conscientização do autismo. Assim também com os alunos, foram feitos em todas as turmas encontros com palestras com os temas norteadores do projeto, exibições de filmes e ações diversas em salas de aulas contemplando essas temáticas. Essas abordagens estão diretamente relacionadas a questão da inclusão escolar e a democratização do ensino garantida pela LBI (Lei de Inclusão Brasileira, nº13.146?????, abrindo as portas da escola para um público cada vez mais diversos. Essa conquista, por sua vez, trouxe consigo um novo desafio: garantir que todos os alunos, independentemente de suas origens, necessidades ou características, tenham acesso a uma educação com qualidade e com equidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID13109_TB4302_10102024141832.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIANA LIMA  DO NASCIMENTO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "FABIANA"
    "autor_email" => "fabianalimaoliver@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Esse projeto nasceu da necessidade de trabalhar com a comunidade escolar a conscientização da importância de os alunos não praticarem bullying com os alunos autistas numa instituição escolar. O autismo, um transtorno do neurodesenvolvimento, impacta a maneira como as pessoas se comunicam, interagem socialmente e se comportam. É importante lembrar que cada indivíduo com autismo é único, com suas próprias características e talentos. No entanto, a falta de conhecimento e empatia pode levar ao bullying, algo que infelizmente muitos alunos autistas enfrentam no ambiente escolar. Diante desse cenário, este projeto se propõe a ser um farol de conscientização sobre o autismo na comunidade escolar. Através de ações educativas e de sensibilização, buscamos combater o bullying e promover a inclusão, construindo um espaço onde todos se sintam acolhidos e respeitados. Para realização desse projeto foi feito reuniões com o núcleo gestor e corpo docente, dando ciência do que seria desenvolvido durante o mês de abril de 2004, uma vez que este mês é considerado o mês de conscientização do autismo. Assim também com os alunos, foram feitos em todas as turmas encontros com palestras com os temas norteadores do projeto, exibições de filmes e ações diversas em salas de aulas contemplando essas temáticas. Essas abordagens estão diretamente relacionadas a questão da inclusão escolar e a democratização do ensino garantida pela LBI (Lei de Inclusão Brasileira, nº13.146?????, abrindo as portas da escola para um público cada vez mais diversos. Essa conquista, por sua vez, trouxe consigo um novo desafio: garantir que todos os alunos, independentemente de suas origens, necessidades ou características, tenham acesso a uma educação com qualidade e com equidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.