A pesquisa sobre a Política de Assistência Estudantil do IFMA/Campus São Luís Monte Castelo teve como objetivo geral analisar as repercussões da implementação da Política de Assistência Estudantil, como estratégia para a permanência e o êxito acadêmico dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos cursos de licenciaturas em Ciências da Natureza e Matemática na perspectiva da efetivação de direitos. O desafio foi analisar as ações de execução e acesso dessa política, a partir da escuta de alunos beneficiários, registrando suas expectativas e fomentando o debate crítico sobre a efetivação no âmbito interno. Para delinear o caminho iniciamos a parte teórica com o histórico da assistência estudantil no país e no campus Monte Castelo, as ações para o acesso e a permanência vigentes no período 2020 a 2023. Quanto aos procedimentos metodológicos foram utilizadas pesquisas bibliográficas e documentais. Na pesquisa de campo preliminar foi realizado um levantamento dos tipos de benefícios mais ofertados, evidenciando a demanda dos cursos de licenciaturas e a sistemática da oferta dos benefícios. O resultado demonstra uma descontinuidade na oferta dos benefícios com ações restritas em detrimento do aspecto pedagógico. A partir do resultado, ainda prevemos contribuir com o aprimoramento da avaliação e das ações de implementação da referida política, evidenciando sua importância para atenuar as desigualdades sociais e educacionais.