BRINQUEDOTECA E DIDÁTICA: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108912 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 826 "titulo" => "BRINQUEDOTECA E DIDÁTICA: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL INFANTIL" "resumo" => "No processo de aprendizagem infantil, a criação de brinquedotecas foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança. desempenhando um papel essencial ao oferecer um ambiente propício para a ampliação de atividades lúdicas para esta etapa do desenvolvimento infantil, proporcionando uma experiência educativa mais completa e integral para estes sujeitos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais estudos acerca das contribuições da brinquedoteca ao aprendizado das crianças, pois é nas unidades de educação infantil que esta estratégia lúdica deve permear o processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo de maneira significativa sua educação. A metodologia deste trabalho traz o embasamento teórico da pesquisa qualitativa de cunho exploratório, conduzida durante um estágio em uma brinquedoteca, a partir da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica conforme Fonseca (2002) e Minayo (1998). O referencial teórico deste estudo fundamenta-se nas contribuições de três proeminentes teóricos do desenvolvimento infantil: Lev Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon; cada um desses estudiosos oferece perspectivas únicas que, quando integradas, proporcionam uma compreensão abrangente do processo de aprendizagem e desenvolvimento na infância. Os principais resultados analisados no presente estudo, evidenciam que a ludicidade é uma experiência plena para uma educação transformadora e que apenas os métodos tradicionais de ensino, na qual as crianças estão acostumadas, não são suficientes para a construção de uma educação de qualidade, que visa promover a aprendizagem da criança. Conclui-se que é didaticamente fundamental o brincar nos processos de ensino e aprendizagem infantil, visando alcançar um melhor aproveitamento nas atividades escolares e interações sociais das crianças, contribuindo de forma integral para o seu desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID826_TB76_29012024120910.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA FERREIRA IMAZU" "autor_nome_curto" => "JANAINA IMAZU" "autor_email" => "imazujanaina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108912 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 76 "inscrito_id" => 826 "titulo" => "BRINQUEDOTECA E DIDÁTICA: ESTRATÉGIAS LÚDICAS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL INFANTIL" "resumo" => "No processo de aprendizagem infantil, a criação de brinquedotecas foi um marco legitimador e histórico da importância do brincar para a criança. desempenhando um papel essencial ao oferecer um ambiente propício para a ampliação de atividades lúdicas para esta etapa do desenvolvimento infantil, proporcionando uma experiência educativa mais completa e integral para estes sujeitos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os principais estudos acerca das contribuições da brinquedoteca ao aprendizado das crianças, pois é nas unidades de educação infantil que esta estratégia lúdica deve permear o processo de ensino e de aprendizagem, favorecendo de maneira significativa sua educação. A metodologia deste trabalho traz o embasamento teórico da pesquisa qualitativa de cunho exploratório, conduzida durante um estágio em uma brinquedoteca, a partir da pesquisa de campo e da pesquisa bibliográfica conforme Fonseca (2002) e Minayo (1998). O referencial teórico deste estudo fundamenta-se nas contribuições de três proeminentes teóricos do desenvolvimento infantil: Lev Vygotsky, Jean Piaget e Henri Wallon; cada um desses estudiosos oferece perspectivas únicas que, quando integradas, proporcionam uma compreensão abrangente do processo de aprendizagem e desenvolvimento na infância. Os principais resultados analisados no presente estudo, evidenciam que a ludicidade é uma experiência plena para uma educação transformadora e que apenas os métodos tradicionais de ensino, na qual as crianças estão acostumadas, não são suficientes para a construção de uma educação de qualidade, que visa promover a aprendizagem da criança. Conclui-se que é didaticamente fundamental o brincar nos processos de ensino e aprendizagem infantil, visando alcançar um melhor aproveitamento nas atividades escolares e interações sociais das crianças, contribuindo de forma integral para o seu desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID826_TB76_29012024120910.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA FERREIRA IMAZU" "autor_nome_curto" => "JANAINA IMAZU" "autor_email" => "imazujanaina@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }