Por reconhecer a Educação Infantil como espaço que favorece o desenvolvimento integral das crianças, pretende-se neste trabalho expor uma investigação sobre contribuições de recursos didáticos e práticas pedagógicas como ferramenta lúdica na formação inicial de docentes, desenvolvida em ações extensionistas no Projeto MULTILab - UFPI. Com referencial teórico adotado na legislação educacional vigente e estudos que priorizam pedagogias participativas e estudos sociológico das infâncias, pressupõe o entendimento da criança como sujeito ativo, lúdico, histórico e de direitos no qual as instituições educativas devem adotar um conjunto de práticas pedagógicas articuladas com diferentes experiências e saberes. Como metodologia de pesquisa, nos ancoramos em pesquisa qualitativa, com revisão da literatura, análise documental e instrucional a partir de coletâneas produzidas na formação inicial docente, no curso de Pedagogia, enquanto material didático para subsidiar a prática docente e socializar práticas pedagógicas que viabilizam a utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras no fazer docente. Após tratamento dos dados obtidos, buscamos realizar análise dos resultados, produzindo o confronto entre a abordagem teórica adotada e a investigação como contribuição. Com perspectivas interdisciplinares, as ações realizadas no projeto, abordaram discussão de temas e conceitos, bem como práticas pedagógicas que evidenciam o protagonismo infantil, refletindo diferentes experiências na infância, comprometidas com a educação como projeto de emancipação e valorização do protagonismo infantil. Considera-se que as reflexões empreendidas contribuem para a formação inicial de docentes, na elaboração de recursos didáticos enquanto impulsionadores da interação, ludicidade e aprendizagens, de práticas pedagógicas que valorizam a participação e o desenvolvimento de competências e habilidades e suas relações desde a Educação Infantil.