O presente estudo tece reflexões sobre as implicações da educação musical para os processos de desenvolvimento, ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar a repercussão da inserção da música (envolvendo estudo do ritmo, timbre e voz) como atividade escolar, a partir de uma experiência com canto coral em uma escola da rede municipal de ensino de Fortaleza. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com estudantes de 4° e 5° anos, integrantes do coral da instituição educativa, durante os meses de agosto a dezembro de 2023. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas e observações. A pesquisa situa-se na abordagem qualitativa, tendo como aporte epistemológico a teoria Histórico-Cultural de Vygotsky. Constatou-se que o ensino da música favorece a socialização, propiciando um espaço inclusivo efetivo, além da valorização cultural, trabalho em equipe, criatividade, bem-estar emocional, autoconfiança, dentre outros. Portanto, a educação musical desempenha um relevante papel para o desenvolvimento holístico dos estudantes, promovendo habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras. Assim, é capital investir em políticas públicas que assegurem as condições necessárias, desde a formação inicial docente à implementação do currículo, para a efetivação de práticas musicais na educação básica que transponham a matriz curricular, configurando-se como ação humanizadora e transformativa.