CONSTRUINDO CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: OFICINA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110220 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1916 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "CONSTRUINDO CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: OFICINA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Uma das principais dificuldades observadas ao ministrarmos um componente curricular que aborda conhecimentos do campo da psicologia educacional é romper com a visão hegemônica que reduz o desenvolvimento humano à dimensão biológica, bem como fomentar a compreensão da aprendizagem como processo e não como produto. Assim, esse artigo constitui-se como relato de experiência da organização do processo didático da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, na licenciatura em pedagogia de uma universidade pública do agreste alagoano. Defende-se o estabelecimento de uma necessária relação de implicação entre sujeito e objeto do conhecimento, na qual o ponto de partida seja o olhar do estudante, bem como os sentidos e significados a serem construídos sobre os temas complexos do desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos nos contextos escolares e não escolares. Do ponto de vista metodológico, será realizada a sistematização da experiência, com apresentação geral do planejamento pedagógico do componente curricular em questão e descrição das etapas de elaboração da oficina pedagógica, intitulada “Imagens Formativas, sentidos para o desenvolvimento humano”. Para a realização das oficinas pedagógicas, utilizou-se a fotografia como possibilidade de valorizar conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, provocar os estudantes na apropriação dos conhecimentos acadêmicos sobre desenvolvimento e aprendizagem como processos, que envolvem pessoas concretas e contextualizadas, em tempos existenciais distintos e em tramas afetivas, culturais, econômicas, políticas e históricas diversas. As imagens selecionadas pelos estudantes foram organizadas em categorias, tais como parentalidade, natureza, pertencimento, identidade, cooperação, superação, idades da vida; que deram base para a construção de concepções de desenvolvimento e aprendizagens ancoradas na experiência estética, ética e humanamente comprometidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID465_TB1916_13052024172221.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAILA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAILA DOS SAN" "autor_email" => "janailasilva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110220 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1916 "inscrito_id" => 465 "titulo" => "CONSTRUINDO CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: OFICINA FORMATIVA COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Uma das principais dificuldades observadas ao ministrarmos um componente curricular que aborda conhecimentos do campo da psicologia educacional é romper com a visão hegemônica que reduz o desenvolvimento humano à dimensão biológica, bem como fomentar a compreensão da aprendizagem como processo e não como produto. Assim, esse artigo constitui-se como relato de experiência da organização do processo didático da disciplina Desenvolvimento e Aprendizagem, na licenciatura em pedagogia de uma universidade pública do agreste alagoano. Defende-se o estabelecimento de uma necessária relação de implicação entre sujeito e objeto do conhecimento, na qual o ponto de partida seja o olhar do estudante, bem como os sentidos e significados a serem construídos sobre os temas complexos do desenvolvimento de crianças, jovens, adultos e idosos nos contextos escolares e não escolares. Do ponto de vista metodológico, será realizada a sistematização da experiência, com apresentação geral do planejamento pedagógico do componente curricular em questão e descrição das etapas de elaboração da oficina pedagógica, intitulada “Imagens Formativas, sentidos para o desenvolvimento humano”. Para a realização das oficinas pedagógicas, utilizou-se a fotografia como possibilidade de valorizar conhecimentos prévios e, ao mesmo tempo, provocar os estudantes na apropriação dos conhecimentos acadêmicos sobre desenvolvimento e aprendizagem como processos, que envolvem pessoas concretas e contextualizadas, em tempos existenciais distintos e em tramas afetivas, culturais, econômicas, políticas e históricas diversas. As imagens selecionadas pelos estudantes foram organizadas em categorias, tais como parentalidade, natureza, pertencimento, identidade, cooperação, superação, idades da vida; que deram base para a construção de concepções de desenvolvimento e aprendizagens ancoradas na experiência estética, ética e humanamente comprometidas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID465_TB1916_13052024172221.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAILA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAILA DOS SAN" "autor_email" => "janailasilva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }