ESCASSEZ DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA FALSA PREMISSA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110450 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2239 "inscrito_id" => 10570 "titulo" => "ESCASSEZ DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA FALSA PREMISSA" "resumo" => "“No Brasil faltam professores”. Esta é uma afirmação recorrente na mídia, escolas e universidades; sua força pode ser dimensionada ao passo que mobiliza ações institucionais a partir deste fenômeno chamado de escassez ou apagão docente. Como elemento central deste trabalho damos luz a este princípio que denominaremos como “discursos da escassez docente”, e questionamos: qual a sua influência na concepção e materialização de ações, políticas e programas de formação de professores no Brasil?. O texto presente tem como objetivo investigar as manifestações e os desdobramentos dos “discursos da escassez docente” ao longo da história do Brasil. Para isso, utilizamos de abordagem qualitativa, numa pesquisa que é caracterizada na dimensão metodológica por sua natureza documental e bibliográfica. A partir da leitura e análise de artigos, livros e documentos oficiais do governo brasileiro, é possível afirmar que em diversos momentos da história do nosso país existiram “discursos da escassez docente”, e cada um deles, se manifestou com justificativas que estiveram em conformidade ao seu tempo, resultando em medidas, ações e alterações nos contextos da formação de professores. Os diversos referenciais nos possibilitam, portanto, concluir que a “escassez docente” no Brasil é uma falsa premissa que atravessa diferentes tempos em nosso território, bem como, é possível afirmar que nas diferentes épocas foram produzidas soluções atenuantes para a suposta falta de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10570_TB2239_30092024140108.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MANOEL NASCIMENTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "João Manoel Nas" "autor_email" => "joao_2708@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110450 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2239 "inscrito_id" => 10570 "titulo" => "ESCASSEZ DE PROFESSORES NO BRASIL: UMA ANÁLISE HISTÓRICA DA FALSA PREMISSA" "resumo" => "“No Brasil faltam professores”. Esta é uma afirmação recorrente na mídia, escolas e universidades; sua força pode ser dimensionada ao passo que mobiliza ações institucionais a partir deste fenômeno chamado de escassez ou apagão docente. Como elemento central deste trabalho damos luz a este princípio que denominaremos como “discursos da escassez docente”, e questionamos: qual a sua influência na concepção e materialização de ações, políticas e programas de formação de professores no Brasil?. O texto presente tem como objetivo investigar as manifestações e os desdobramentos dos “discursos da escassez docente” ao longo da história do Brasil. Para isso, utilizamos de abordagem qualitativa, numa pesquisa que é caracterizada na dimensão metodológica por sua natureza documental e bibliográfica. A partir da leitura e análise de artigos, livros e documentos oficiais do governo brasileiro, é possível afirmar que em diversos momentos da história do nosso país existiram “discursos da escassez docente”, e cada um deles, se manifestou com justificativas que estiveram em conformidade ao seu tempo, resultando em medidas, ações e alterações nos contextos da formação de professores. Os diversos referenciais nos possibilitam, portanto, concluir que a “escassez docente” no Brasil é uma falsa premissa que atravessa diferentes tempos em nosso território, bem como, é possível afirmar que nas diferentes épocas foram produzidas soluções atenuantes para a suposta falta de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10570_TB2239_30092024140108.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MANOEL NASCIMENTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "João Manoel Nas" "autor_email" => "joao_2708@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }