A formação de conceitos emerge de um processo complexo de abstração de aspectos comuns mas, que são fundamentais para todo o desenvolvimento humano. Por meio da formação de conceitos, o indivíduo constrói sua percepção do mundo circundante e da cultura no qual está inserido. Ao sermos expostos as mais variadas classes de objetos, eventos ou situações, é comum que se compreenda os contextos e as representações diante dos significados que são atribuídos, sendo as relações e aquisição de novos significados e conceitos dependente da interação do sujeito com o meio. Desse modo, quando há algum impedimento na captação de todas as informações presentes no ambiente, como no caso da deficiência visual, a formação de conceitos pode ocorrer de outras formas. Considerando isso, o objetivo dessa pesquisa é compreender como ocorre a formação de conceitos por pessoas com deficiência visual, sendo que elas dependem de outros recursos para captar as informações necessárias ao seu desenvolvimento e formação global. Foi realizada uma pesquisa, em bancos de dados nacionais e internacionais, entre os meses de março e abril de 2024. Não foi aplicado recorte temporal e selecionou-se periódicos que tivessem como escopo principal pesquisas em Educação Especial, principalmente aquelas destinas aos estudos sobre a deficiência visual. Os bancos de dados selecionados foram: a) Revista de Educação Especial; b) Revista Brasileira de Educação Especial; c) Revista Benjamin Constant; d) Journal of Visual Impairment & Blindness; e) British Journal of Visual Impairment. Os resultados apontaram como a formação de conceitos implica sobre o desenvolvimento da pessoa com deficiência visual, diferenciando a ocorrência entre os casos de cegueira e baixa visão. Ademais, considera-se que quanto mais informações são fornecidas para as pessoas com deficiência visual, melhor será a formação de conceitos e desenvolvimento dessas pessoas.