APLICAÇÃO E ANÁLISE DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NAS CATEGORIAS DE CONTEÚDO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110980 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 3207 "titulo" => "APLICAÇÃO E ANÁLISE DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NAS CATEGORIAS DE CONTEÚDO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O presente estudo, resultou de uma atividade da disciplina Letramento Digital e Ensino, do Mestrado em Linguística e Ensino – MPLE/UFPB, visando a aplicação e a análise de um objeto digital de aprendizagem (ODA), mediante a seleção de um dos links, propostos pelo professor da disciplina, direcionando-se a reflexões nas categorias de conteúdo e de práticas pedagógicas, consoante Gomes (2008). No contexto atual, urge discutirmos a necessidade da integração da tecnologia às práticas pedagógicas, destacando sua multiplicidade no atendimento das demandas específicas de aprendizagem. Para tanto, dialogamos sobre o papel singular do professor nesse processo integrativo, considerando que os ODA são excelentes recursos pedagógicos, no entanto, precisam ser bem analisados pelos os professores, alinhados a seus objetivos didáticos, frente às especificidades de sua turma. O objeto digital selecionado para a análise é denominado por encanamento textual, disponível em https://static.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual-desafio-de-compreensao-textual/, é um dos jogos da plataforma do Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa (NOAS), que auxilia os alunos a aprimoram suas habilidades de compreensão textual, completando textos e fazendo conexões assertivas a partir do emprego correto das conjunções, dos advérbios e das locuções adverbiais. A aplicação ocorreu, em 2024, com 21 alunos de 9º ano, de uma escola pública do interior do Ceará. O estudo foi conduzido com base nas orientações teóricas de Gomes (2008) e de Moran (2000). Com o estudo realizado, concluímos que os recursos tecnológicos são potentes aliados ao processo de ensino aprendizagem, cabendo à escola o papel de organização do aparato tecnológico, bem como incentivo aos profissionais de educação, mediante planejamentos de ações didáticas, utilizando-se de recursos tecnológicos virtuais, que contribuam para a formação de aprendizes ativos nos distintos níveis de comunicação, de interação e de apreensão de conhecimentos, buscando a efetivação dos letramentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3207_TB2966_01102024061555.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE MESQUITA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLARICE" "autor_email" => "lispectormes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110980 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 3207 "titulo" => "APLICAÇÃO E ANÁLISE DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM:REFLEXÕES E IMPLICAÇÕES NAS CATEGORIAS DE CONTEÚDO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "resumo" => "O presente estudo, resultou de uma atividade da disciplina Letramento Digital e Ensino, do Mestrado em Linguística e Ensino – MPLE/UFPB, visando a aplicação e a análise de um objeto digital de aprendizagem (ODA), mediante a seleção de um dos links, propostos pelo professor da disciplina, direcionando-se a reflexões nas categorias de conteúdo e de práticas pedagógicas, consoante Gomes (2008). No contexto atual, urge discutirmos a necessidade da integração da tecnologia às práticas pedagógicas, destacando sua multiplicidade no atendimento das demandas específicas de aprendizagem. Para tanto, dialogamos sobre o papel singular do professor nesse processo integrativo, considerando que os ODA são excelentes recursos pedagógicos, no entanto, precisam ser bem analisados pelos os professores, alinhados a seus objetivos didáticos, frente às especificidades de sua turma. O objeto digital selecionado para a análise é denominado por encanamento textual, disponível em https://static.noas.com.br/ensino-fundamental-2/lingua-portuguesa/encanamento-textual-desafio-de-compreensao-textual/, é um dos jogos da plataforma do Núcleo de Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Significativa (NOAS), que auxilia os alunos a aprimoram suas habilidades de compreensão textual, completando textos e fazendo conexões assertivas a partir do emprego correto das conjunções, dos advérbios e das locuções adverbiais. A aplicação ocorreu, em 2024, com 21 alunos de 9º ano, de uma escola pública do interior do Ceará. O estudo foi conduzido com base nas orientações teóricas de Gomes (2008) e de Moran (2000). Com o estudo realizado, concluímos que os recursos tecnológicos são potentes aliados ao processo de ensino aprendizagem, cabendo à escola o papel de organização do aparato tecnológico, bem como incentivo aos profissionais de educação, mediante planejamentos de ações didáticas, utilizando-se de recursos tecnológicos virtuais, que contribuam para a formação de aprendizes ativos nos distintos níveis de comunicação, de interação e de apreensão de conhecimentos, buscando a efetivação dos letramentos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3207_TB2966_01102024061555.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLARICE MESQUITA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLARICE" "autor_email" => "lispectormes@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }