A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA FREIREANA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111271 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3370 "inscrito_id" => 11818 "titulo" => "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA FREIREANA" "resumo" => "Pensar a produção do conhecimento em Paulo Freire implica compreender toda sua trajetória desde o menino pernambucano perpassando suas atitudes de curiosidade que se estender vida à fora. O jovem recém formado renuncia a profissão de advogado para ser um docente atuando nas questões educacionais, fundamentalmente aquelas ligadas a alfabetização de adultos. Nesse sentido, intercala o saber escolar e o saber cotidiano no processo de educação/alfabetização de adultos tendo em vista a realidade brasileira de meados do século XX. Este texto objetiva refletir sobre a EJA numa escola de zona rural de Mâncio Lima-AC. O viés teórico se dar com o patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. A metodologia adotada é de base qualitativa cujos instrumentos de coleta de dados é a entrevista semiestruturada com professores e alunos desta modalidade de ensino bem como o diário de bordo. Observamos que o método dialógico de Paulo Freire é matriz na relação pedagógica entre professores e alunos como forma de manter os estudantes motivados a não desistirem de frequenta as aulas e que a construção de uma educação básica para jovens e adultos não se resolve apenas garantindo o acesso à escola, mas um ensino de qualidade. Ensino este que não depende apenas do professor, mas sim, do envolvimento de todo o sistema, como formações, capacitações e políticas de acesso e permanência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11818_TB3370_08042024221626.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA ALDECY RO" "autor_email" => "aldecyczs@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111271 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3370 "inscrito_id" => 11818 "titulo" => "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA PERSPECTIVA FREIREANA" "resumo" => "Pensar a produção do conhecimento em Paulo Freire implica compreender toda sua trajetória desde o menino pernambucano perpassando suas atitudes de curiosidade que se estender vida à fora. O jovem recém formado renuncia a profissão de advogado para ser um docente atuando nas questões educacionais, fundamentalmente aquelas ligadas a alfabetização de adultos. Nesse sentido, intercala o saber escolar e o saber cotidiano no processo de educação/alfabetização de adultos tendo em vista a realidade brasileira de meados do século XX. Este texto objetiva refletir sobre a EJA numa escola de zona rural de Mâncio Lima-AC. O viés teórico se dar com o patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire. A metodologia adotada é de base qualitativa cujos instrumentos de coleta de dados é a entrevista semiestruturada com professores e alunos desta modalidade de ensino bem como o diário de bordo. Observamos que o método dialógico de Paulo Freire é matriz na relação pedagógica entre professores e alunos como forma de manter os estudantes motivados a não desistirem de frequenta as aulas e que a construção de uma educação básica para jovens e adultos não se resolve apenas garantindo o acesso à escola, mas um ensino de qualidade. Ensino este que não depende apenas do professor, mas sim, do envolvimento de todo o sistema, como formações, capacitações e políticas de acesso e permanência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11818_TB3370_08042024221626.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA ALDECY RO" "autor_email" => "aldecyczs@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }