Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE PÁGINAS E PROVAS: DESVENDANDO AS OBRAS LITERÁRIAS DO VESTIBULAR (UEMA - PAES 2024) COM DISCENTES DO CAMPUS BURITICUPU

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114674
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8287
    "inscrito_id" => 19651
    "titulo" => "ENTRE PÁGINAS E PROVAS: DESVENDANDO AS OBRAS LITERÁRIAS DO VESTIBULAR (UEMA - PAES 2024) COM DISCENTES DO CAMPUS BURITICUPU"
    "resumo" => "Este projeto foi concebido com o propósito de estimular a leitura crítica entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico do Campus Buriticupu do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Foram utilizadas as obras literárias, "Olhos D’água" de Conceição Evaristo, "Mar Morto" de Jorge Amado e "Primeiros Cantos" de Gonçalves Dias, que fazem parte do vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - PAES/2024. Capacitou-se os alunos de forma dinâmica e criativa, aprimorando sua interação com textos literários. Incorporou-se métodos que promovem o desenvolvimento do processo criativo, uma vez que a leitura literária representa uma base sólida para o aprimoramento da percepção cultural dos alunos. As estratégias metodológicas adotadas incluíram a realização de aulas ministradas por docentes especializados em linguística e literatura, debates, práticas de memorização, leitura em voz alta e, por fim, um quiz de perguntas e respostas entre os alunos. Houve a participação de estudantes externos, da Escola Estadual Prof. Dr. Fernando Castro, ampliando o alcance do projeto. A divulgação dos resultados ocorreu por meio da produção de um relatório final, que incluiu percepções e fotos dos encontros de análise das obras. Foi realizado um encontro com um quiz de perguntas como parte da Programação da Semana do Livro e da Biblioteca Chico Mendes do Campus Buriticupu, bem como a preparação de material visual para publicação nas redes sociais do campus, ampliando a disseminação dos resultados do projeto. Como resultado final das atividades, os livros que fizeram parte do projeto foram doados para enriquecer o acervo permanente da Biblioteca do Campus. Desempenhou-se um papel crucial no estímulo à leitura crítica e na promoção da literatura entre os alunos do ensino médio, reforçando o compromisso com a educação e a cultura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19651_TB8287_25102024215105.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN LETÍCIA TRINDADE BERTOLDO"
    "autor_nome_curto" => "KAREN BERTOLDO"
    "autor_email" => "karen.bertoldo@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114674
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 8287
    "inscrito_id" => 19651
    "titulo" => "ENTRE PÁGINAS E PROVAS: DESVENDANDO AS OBRAS LITERÁRIAS DO VESTIBULAR (UEMA - PAES 2024) COM DISCENTES DO CAMPUS BURITICUPU"
    "resumo" => "Este projeto foi concebido com o propósito de estimular a leitura crítica entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico do Campus Buriticupu do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Foram utilizadas as obras literárias, "Olhos D’água" de Conceição Evaristo, "Mar Morto" de Jorge Amado e "Primeiros Cantos" de Gonçalves Dias, que fazem parte do vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - PAES/2024. Capacitou-se os alunos de forma dinâmica e criativa, aprimorando sua interação com textos literários. Incorporou-se métodos que promovem o desenvolvimento do processo criativo, uma vez que a leitura literária representa uma base sólida para o aprimoramento da percepção cultural dos alunos. As estratégias metodológicas adotadas incluíram a realização de aulas ministradas por docentes especializados em linguística e literatura, debates, práticas de memorização, leitura em voz alta e, por fim, um quiz de perguntas e respostas entre os alunos. Houve a participação de estudantes externos, da Escola Estadual Prof. Dr. Fernando Castro, ampliando o alcance do projeto. A divulgação dos resultados ocorreu por meio da produção de um relatório final, que incluiu percepções e fotos dos encontros de análise das obras. Foi realizado um encontro com um quiz de perguntas como parte da Programação da Semana do Livro e da Biblioteca Chico Mendes do Campus Buriticupu, bem como a preparação de material visual para publicação nas redes sociais do campus, ampliando a disseminação dos resultados do projeto. Como resultado final das atividades, os livros que fizeram parte do projeto foram doados para enriquecer o acervo permanente da Biblioteca do Campus. Desempenhou-se um papel crucial no estímulo à leitura crítica e na promoção da literatura entre os alunos do ensino médio, reforçando o compromisso com a educação e a cultura."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19651_TB8287_25102024215105.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN LETÍCIA TRINDADE BERTOLDO"
    "autor_nome_curto" => "KAREN BERTOLDO"
    "autor_email" => "karen.bertoldo@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este projeto foi concebido com o propósito de estimular a leitura crítica entre os alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico do Campus Buriticupu do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Foram utilizadas as obras literárias, "Olhos D’água" de Conceição Evaristo, "Mar Morto" de Jorge Amado e "Primeiros Cantos" de Gonçalves Dias, que fazem parte do vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - PAES/2024. Capacitou-se os alunos de forma dinâmica e criativa, aprimorando sua interação com textos literários. Incorporou-se métodos que promovem o desenvolvimento do processo criativo, uma vez que a leitura literária representa uma base sólida para o aprimoramento da percepção cultural dos alunos. As estratégias metodológicas adotadas incluíram a realização de aulas ministradas por docentes especializados em linguística e literatura, debates, práticas de memorização, leitura em voz alta e, por fim, um quiz de perguntas e respostas entre os alunos. Houve a participação de estudantes externos, da Escola Estadual Prof. Dr. Fernando Castro, ampliando o alcance do projeto. A divulgação dos resultados ocorreu por meio da produção de um relatório final, que incluiu percepções e fotos dos encontros de análise das obras. Foi realizado um encontro com um quiz de perguntas como parte da Programação da Semana do Livro e da Biblioteca Chico Mendes do Campus Buriticupu, bem como a preparação de material visual para publicação nas redes sociais do campus, ampliando a disseminação dos resultados do projeto. Como resultado final das atividades, os livros que fizeram parte do projeto foram doados para enriquecer o acervo permanente da Biblioteca do Campus. Desempenhou-se um papel crucial no estímulo à leitura crítica e na promoção da literatura entre os alunos do ensino médio, reforçando o compromisso com a educação e a cultura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.