Este artigo é um relato de experiência de estudo dirigido realizado com os alunos dos 5º e 6º anos de uma Escola do Município de Guanambi Bahia, sobre a aprendizagem dos jogos africanos. O estudo se deu a partir do projeto: “Ler e escrever para quê? História e cultura africana em foco,” elaborado pela coordenação e por professores das áreas de Linguagens, Humanas e Exatas. Inicialmente foi realizado um estudo, no qual os estudantes puderam conhecer o importante papel dos jogos na educação e socialização das pessoas. A seguir realizou-se uma pesquisa a respeito dos principais jogos africanos de tabuleiro. A partir dessa pesquisa os alunos em dupla fizeram a confecção desses jogos utilizando materiais simples. Finalizaram com a exposição e apresentação dos jogos na culminância do projeto. O objetivo desse estudo foi aproximar os alunos do contexto africano e conhecer as regras dos principais jogos africanos de tabuleiro. Por meio desse estudo foi possível perceber que os alunos se sentiram protagonistas de sua própria aprendizagem e puderam desenvolver várias habilidades e estratégias usadas ao mover cada pecinha de um jogo.