À luz da aplicação da Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei das Cotas, que reserva no mínimo 50% das vagas ofertadas nas universidades federais e nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia a candidatos oriundos de escola pública, este artigo analisa o perfil e as características dos candidatos com inscrição para reservas de vagas, nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de São Paulo. O referencial teórico baseou-se em conceitos e concepções quanto ao acesso e à inclusão no âmbito educacional. Também se baseia em documentos legais e em procedimentos adotados pelo Instituto Federal de São Paulo, nos processos seletivos para ingresso nos cursos técnico integrados ao ensino médio, à luz da aplicação da Lei das Cotas. No que se refere à metodologia, a análise é de abordagem quantitativa e de alcance descritivo, utilizando análise documental e amostra por conveniência. Os principais resultados encontrados demostram que as mulheres são maioria entre os candidatos inscritos e na efetivação da matrícula, apesar do maior número de inscritos terem sido na cota L1 (escola pública + renda igual ou inferior a 1,5 salários), os candidatos obtiveram uma maior inclusão na cota escola pública (L3), o que caracteriza uma dificuldade na obtenção de documentação comprobatória para inclusão em outras cotas.