MARIANO, Cícera De Souza et al.. Jogos e brincadeiras no ensino da matemática[1]. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/112>. Acesso em: 24/11/2024 23:28
Os jogos são recursos pedagógicos eficazes para o desenvolvimento infantil, contribuindo para um amadurecimento afetivo, cognitivo e motor da criança em fase inicial de escolaridade. Buscamos através da aproximação com o referencial teórico, estudos voltados à compreensão da Matemática como essencial na nossa vida cotidiana e buscamos compreender a relevância dos jogos educativos para a educação infantil. Realizamos a Oficina Pedagógica na Disciplina Fundamentos e Metodologia da Educação infantil, no Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Campina Grande. A oficina foi realizada com professores da rede pública municipal da cidade de Cajazeiras/PB que trabalham com Educação Infantil e teve duração de 8 horas distribuídas em dois dias consecutivos. Os resultados mostraram-se positivos, pois os professores não só aceitaram participar da oficina, mas garantiram a utilização dos jogos em sala de aula. O tangran, por exemplo, foi visto com um olhar diferenciado, especialmente considerando que este tipo de atividade é incluído no livro didático de Matemática, mas nem sempre é utilizado. Pudemos concluir que esta experiência desenvolvida com atividades lúdicas nos possibilitou a reflexão acerca da importância de trabalharmos com jogos educativos na educação infantil e para percebermos a necessidade de realização de encontros interativos entre a Universidade e a Escola, consideradas como parceiras na educação de crianças em diferentes fases de escolarização.