A educação tem como objetivo promover mudanças e favorecer o desenvolvimento do indivíduo na sociedade. Atrelado a essas demandas, o uso de tecnologia tem se configurado como um importante aliado no processo de desenvolvimento de práticas pedagógicas em diferentes contextos. Tendo como base a sociologia de Pierre Bourdieu (2007) e o seu esforço de pensar no conjunto de disposições que orientam as práticas dos sujeitos, o presente artigo buscou discutir o projeto “Hoje tem cinema, visse?”, desenvolvido na cidade de Chã Grande (PE). O projeto teve como objetivo a utilização do cinema enquanto ferramenta pedagógica ao despertar a curiosidade e estimular a criatividade de crianças e adolescentes, transferindo o espaço de exibição de filmes para um território até então desprovido desse bem cultural. A importância do desenvolvimento da atividade, se configura pelo fato de que em determinados territórios, alguns bens simbólicos não são acessados pelos seus sujeitos, o que configura um distanciamento do uso de recursos pedagógicos não convencionais. Entendemos aqui o cinema como recurso metodológico que possibilita o contato com diferentes culturas, a formação do pensamento crítico e a expressão de sensações e emoções a públicos diversos. Em suma, vale salientar que essa metodologia possui as suas limitações na sua execução, mas, pode ser utilizada no processo de assimilação do conteúdo e no processo de aprendizagem mediada.