Este artigo tem como objeto de estudo os impactos causados pelo Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) no contexto da alfabetização, justificando-se a partir de experiências vivenciadas como professora alfabetizadora de crianças, onde se pôde perceber o quanto a condição interfere na aprendizagem escolar e a importância que aconteça um acompanhamento multidisciplinar para colaborar com o trabalho do professor. Nessa perspectiva, traz-se como objetivo geral: investigar os impactos do TDAH sobre a aprendizagem das crianças no processo de alfabetização; e específicos: compreender o processo de alfabetização e a importância de que aconteça na idade certa; analisar os danos que o TDAH pode causar à criança durante o processo de ensino e aprendizagem na alfabetização quando não é tratado de forma adequada; discutir estratégias de ensino para conduzir o processo de alfabetização de crianças, dando a devida importância ao acompanhamento com equipe multidisciplinar. O estudo se caracteriza como qualitativo, já que serão analisados materiais já existentes na literatura, sem ênfase em dados estatísticos. Como procedimentos técnicos, foi feita uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em Soares (2001), Morais (2007), Correia Filho (2003), entre outros. Em conclusão, aponta-se que o processo deve considerar a idade certa para se consolidar a alfabetização e que o TDAH tem forte impacto no desenvolvimento das habilidades. Contudo, a criança diagnosticada precisa ser acompanhada para conseguir manter o foco e a atenção como pré-requisitos básicos para desenvolverse como se espera durante a alfabetização. Assim, faz-se necessário que a criança receba o acompanhamento multidisciplinar para diagnosticar e tratar os sintomas, permitindo que o processo de alfabetização possa fluir, de modo a assegurar que ocorra na idade certa e de modo significativo para os estudantes. Palavras-chave: TDAH; alfabetização; acompanhamento multidisciplinar