O presente resumo trata sobre os procedimentos pedagógicos estimuladores de Autorregulação da Aprendizagem, identificados e analisados a partir do discurso de professoras do 5º ano de uma escola municipal de Feira de Santana-BA. A Autorregulação da Aprendizagem (ARA) é a capacidade do indivíduo de conhecer e gerir seu aprendizado, cumprindo ações e atitudes pensadas pelos estudantes para benefício próprio. Para realização dessa pesquisa, colocou-se como questionamento: as práticas pedagógicas de professores estimulam a autorregulação da aprendizagem em alunos do 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental? Como objetivo: analisar procedimentos pedagógicos estimuladores de autorregulação da aprendizagem através dos relatos de professora de 5º ano. Buscou-se em Boruchovitch (2014); Tardif (2014); Perassinoto; Boruchovitch; Bzuneck (2013) fundamentação teórica para a compreensão dos conceitos. Caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, realizada no ano de 2023, a partir do Trabalho de Conclusão de Curso no curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade Estadual da Bahia. Os resultados encontrados mostraram a presença de procedimentos potenciais à Autorregulação da Aprendizagem no discurso das professoras que foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas. Esses procedimentos pedagógicos são tratados como potenciais, pois compreendemos que a autorregulação não é promovida pelo professor, mas construída e praticada pelo aluno a partir de interesse próprio em aprender e estudar ou motivação extrínseca, sendo também necessária uma disposição do aluno em executar procedimentos de estudo. Esse artigo evidencia a presença de estímulos de Autorregulação da Aprendizagem na escola, a partir das práticas docentes de professores, também é um convite para a prática intencionada de estimulação à Autorregulação.