Este artigo examina o uso da história da matemática como uma ferramenta motivadora no ensino da disciplina. Reconhecendo os desafios enfrentados pelos alunos ao engajar-se com a matemática, devido à sua percepção como uma disciplina abstrata e distante da realidade, o artigo propõe uma abordagem alternativa que destaca a relevância histórica e cultural dos conceitos matemáticos. Primeiramente, são exploradas maneiras de contextualizar os conceitos matemáticos através de sua história, demonstrando sua aplicação em diferentes culturas e períodos históricos. Ao examinar as origens e desenvolvimentos históricos de temas como números, geometria e álgebra, os alunos podem desenvolver uma compreensão mais profunda desses conceitos. Além disso, o artigo enfatiza o poder da narrativa histórica em despertar o interesse dos alunos, transformando a matemática em uma disciplina viva e dinâmica. Ao conectar os conceitos matemáticos a histórias reais de descoberta e inovação, os alunos são incentivados a explorar e questionar, promovendo um engajamento mais profundo com a matéria. Por fim, são oferecidas sugestões práticas para a implementação dessa abordagem em sala de aula, incluindo recursos educacionais, atividades interativas e projetos de pesquisa que integram a história da matemática ao currículo escolar. Ao adotar essa perspectiva, os educadores podem transformar a percepção da matemática como uma disciplina intimidante em uma jornada fascinante de descoberta e compreensão.