A partir de estudos realizados na disciplina de Prática Pedagógica Programada V pensamos abordar os temas, ecossistemas e principais biomas brasileiros, para isto nos respaldamos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para guiar os alunos na aprendizagem sobre diversidade de ecossistemas, fenômenos naturais e impactos ambientais objetivando promover o interesse e participação dos alunos surdos. Contamos com uma produção de material didático que mediou todo esse processo de identificação e associação das características físicas dos biomas com a flora e fauna específicas. Focamos em promover reflexão e pensamento crítico acerca da importância da preservação dos ecossistemas. Fundamentado nas concepções de Campello, A. R., & Rezende, P. L. F. (2014). Pereira, F. R. & Arruda, B. G. (2016) e Souza, D. V. (2021). Realizamos a exploração do material didático desenvolvido sob uma perspectiva bilíngue que também foi nosso objeto de avaliação. Esta pesquisa é de caráter qualitativo pois pretende atingir a compreensão e participação do grupo. Foi possível constatar que apesar dos alunos ao longo da aula desconhecerem alguns termos e processos referentes aos biomas, ainda sim relacionaram muito bem com suas próprias vivências e ambiente que vivem, desempenhando bem a atividade proposta e demonstrando interesse na aula e no material de exposição.