Trata-se de uma proposta que analisa o nível de competência leitora dos alunos da turma do Pré-ENEM do Movimento República de Emaús. O processo de teorização dos conceitos ocorrerá por meio de um diálogo entre os escritos de Rajagopalan (2003), Antunes (2003), Zozzoli & Oliveira (2008) e a operacionalização conceitual desenvolvida sobre o governo da língua pelo Laboratório de Estudos Discursivos Avançados do Pará - LEDAP/CNPq, na busca de desmembrar gestos interpretativos que tornem mais plural o olhar sobre as dimensões de textualidade de cada educando envolvido no processo de Ensino-Aprendizagem. Assim, na busca de sistematizar a pesquisa, os procedimentos técnicos do estudo têm abordagem documental, tendo como instrumento para a produção dos dados a ferramenta Teste Cloze. Almeja-se com este trabalho também repensar a constituição da aula de produção textual no ensino básico e, ao mesmo tempo, possibilitar a construção de conhecimentos na ação, o que exige principalmente dos professores uma preocupação contínua com a mediação da relação que cada aluno estabelece com o conhecimento, com os colegas, com os adultos e com o meio em que se insere. Deste modo, ao enfatizar a necessidade de uma preocupação contínua dos docentes com a mediação, busca-se, igualmente, criar um ambiente educacional mais inclusivo e eficaz.