Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CHOQUE ENTRE CULTURA DESENVOLVIMENTISTA E CULTURA TRADICIONAL: O CASO DO POVOADO MANGA - MA E OS VÁRIOS IMPACTOS PROTAGONIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CACHOEIRA

Palavra-chaves: Educação, Cultura, Desenvolvimento, Meio Ambiente Comunicação Oral 21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "CHOQUE ENTRE CULTURA DESENVOLVIMENTISTA E CULTURA TRADICIONAL:  O CASO DO POVOADO MANGA - MA E OS VÁRIOS IMPACTOS PROTAGONIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CACHOEIRA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo, compreender o choque entre cultura desenvolvimentista e cultura tradicional, no povoado Manga-Maranhão. Para tanto, faz-se uma digressão investigativa ao passado, permitindo compreender os desafios que se colocam na sociedade contemporânea. Para seu desenvolvimento, optamos pela pesquisa bibliográfica, tomando por base o método histórico, e, sobretudo, a pesquisa empírica. Para isso a pesquisa de campo foi indispensável, articulando-se com as bibliografias estudadas, fizemos duas visitas ao povoado Manga-MA, para conhecermos sua cultura e seus valores e também como eles estão enfrentando a possível construção de uma Hidrelétrica Cachoeira. É preciso salientar que embora em fase embrionária de organização, há resistência, que se sustenta contra os argumentos desenvolvimentistas, a partir do papel da educação, e sua relação com a ameaça da construção da Hidrelétrica Cachoeira, pois a mesma está edificada na transmissão, circulação e apropriação do conhecimento educacional, face ao compartilhamento de pontos comuns e divergentes, sobretudo entre as relações com o rio, a natureza e a religião. Ou seja, a educação é instrumento importante para a preservação e revitalização dessas crenças religiosas e culturais. Com efeito, o sentimento de injustiça é que força a resistência do povoado Manga-MA, em movimento social para dialogar com o Estado, a fim de corrigir situações de iniquidade que acompanham historicamente cada grupo do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Educação, Cultura, Desenvolvimento, Meio ambiente"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "ccec41feda1cac3edbe78a293ce00681_412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINARA ARAUJO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CINARA ARAUJO"
    "autor_email" => "cinarafletenema@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 180
    "inscrito_id" => 412
    "titulo" => "CHOQUE ENTRE CULTURA DESENVOLVIMENTISTA E CULTURA TRADICIONAL:  O CASO DO POVOADO MANGA - MA E OS VÁRIOS IMPACTOS PROTAGONIZADOS PELA CONSTRUÇÃO DA HIDRELÉTRICA CACHOEIRA"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo, compreender o choque entre cultura desenvolvimentista e cultura tradicional, no povoado Manga-Maranhão. Para tanto, faz-se uma digressão investigativa ao passado, permitindo compreender os desafios que se colocam na sociedade contemporânea. Para seu desenvolvimento, optamos pela pesquisa bibliográfica, tomando por base o método histórico, e, sobretudo, a pesquisa empírica. Para isso a pesquisa de campo foi indispensável, articulando-se com as bibliografias estudadas, fizemos duas visitas ao povoado Manga-MA, para conhecermos sua cultura e seus valores e também como eles estão enfrentando a possível construção de uma Hidrelétrica Cachoeira. É preciso salientar que embora em fase embrionária de organização, há resistência, que se sustenta contra os argumentos desenvolvimentistas, a partir do papel da educação, e sua relação com a ameaça da construção da Hidrelétrica Cachoeira, pois a mesma está edificada na transmissão, circulação e apropriação do conhecimento educacional, face ao compartilhamento de pontos comuns e divergentes, sobretudo entre as relações com o rio, a natureza e a religião. Ou seja, a educação é instrumento importante para a preservação e revitalização dessas crenças religiosas e culturais. Com efeito, o sentimento de injustiça é que força a resistência do povoado Manga-MA, em movimento social para dialogar com o Estado, a fim de corrigir situações de iniquidade que acompanham historicamente cada grupo do país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "21 - EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO E DIVERSIDADE"
    "palavra_chave" => "Educação, Cultura, Desenvolvimento, Meio ambiente"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "ccec41feda1cac3edbe78a293ce00681_412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CINARA ARAUJO SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "CINARA ARAUJO"
    "autor_email" => "cinarafletenema@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, compreender o choque entre cultura desenvolvimentista e cultura tradicional, no povoado Manga-Maranhão. Para tanto, faz-se uma digressão investigativa ao passado, permitindo compreender os desafios que se colocam na sociedade contemporânea. Para seu desenvolvimento, optamos pela pesquisa bibliográfica, tomando por base o método histórico, e, sobretudo, a pesquisa empírica. Para isso a pesquisa de campo foi indispensável, articulando-se com as bibliografias estudadas, fizemos duas visitas ao povoado Manga-MA, para conhecermos sua cultura e seus valores e também como eles estão enfrentando a possível construção de uma Hidrelétrica Cachoeira. É preciso salientar que embora em fase embrionária de organização, há resistência, que se sustenta contra os argumentos desenvolvimentistas, a partir do papel da educação, e sua relação com a ameaça da construção da Hidrelétrica Cachoeira, pois a mesma está edificada na transmissão, circulação e apropriação do conhecimento educacional, face ao compartilhamento de pontos comuns e divergentes, sobretudo entre as relações com o rio, a natureza e a religião. Ou seja, a educação é instrumento importante para a preservação e revitalização dessas crenças religiosas e culturais. Com efeito, o sentimento de injustiça é que força a resistência do povoado Manga-MA, em movimento social para dialogar com o Estado, a fim de corrigir situações de iniquidade que acompanham historicamente cada grupo do país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.