A gestão escolar é um sistema de organização interno de qualquer escola, sendo ela pública ou privada, ela envolve todos os setores que se relacionam com as práticas escolares. A gestão escolar é o desenvolvimento eficaz da instituição de ensino, ou seja, da creche, da escola ou faculdade. Gestão democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que propicie a participação, clareza e a democracia de todos os envolvidos no processo, sendo eles, professores, alunos, funcionários e comunidade. Essa participação de todos os sujeitos que compõem a escola e comunidade poderá acontecer com a participação de diversas maneiras como a realização do PPP, participação nos conselhos de classes, entre outras maneiras. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar a estrutura democrática para a concretização da gestão democrática nas instituições de ensino, para se chegar a essa resposta, buscou-se analisar as diversas literaturas que tratam sobre a gestão escolar e a função do gestor nas instituições de ensino, visto que ele é o principal mediador para que aconteça a gestão democrática; além de apresentar a importância da gestão escolar é diagnosticar algumas das estruturas democráticas presentes no sistema educacional brasileiro. Para isso fez-se uso da pesquisa explicativa, e metodológica, com base na taxionomia de Vergara, além de realizar uma pesquisa bibliográfica em livros e em meios eletrônicos de autores que tratam da temática como DIAS (2009), MEDEIROS (2003), GADOTTI (2004), entre outros relevantes para a pesquisa em estudo.