O então trabalho trata-se do relato de formação continuada intitulado, Infância e Natureza, com as professoras/técnicas da Supervisão de Escolas Particulares de Educação Infantil no município de Juiz de Fora, Minas Gerais. A formação “Infância e natureza” teve como intuito o embasamento teórico para a orientação das escolas particulares de EI do município de Juiz de Fora, sobre a urgência e necessidade com relação à natureza no cotidiano escolar, partindo do princípio da necessidade do desemparedamento. Visto que, na resolução n.º 0001/2013 que dispõe sobre o registro e regularização de funcionamento das Instituições de Educação Infantil (Públicas, Privadas e Conveniadas) destinadas às crianças, na faixa etária de zero a cinco anos, que dispõe dos espaços da EI, artigo 24. Área ao ar livre para atividade de expressão física, artística e de lazer, recomenda-se a existência de área verde. Ainda partindo dos documentos orientadores, o DCNEI encaminha sobre as propostas pedagógicas da EI, que essas devem respeitar os seguintes princípios, éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades. Por isso, a fim de valorizar a infância, repensar a relação ser humano e natureza e principalmente as questões climáticas, observou-se durante a formação e após diálogo, à necessidade de uma educação infantil ambiental fundada na ética do cuidado, respeitadora da diversidade de culturas e da biodiversidade (LEA TIRIBA, 2018). Por fim, destaca-se que é preciso reinventar os caminhos de conhecer a natureza, visto que é preciso romper com a visão utilitarista e nos visualizarmos como seres da natureza. Logo, esta formação terá como resultado a construção de materiais para a formação e orientação das escolas particulares do município de Juiz de Fora, buscando a fornecendo caminhos para a educação ambiental na Educação Infantil.