A Educação na Perspectiva da Inclusão tem sido pauta recorrente e aprofundamento desse fenômeno constitui-se como peça central para tornar o ensino e aprendizagem uma ação que envolve e alcança a todos. Todos os componentes pedagógicos devem ser ministrados sob a ótica da inclusão, visto que a formação humana deve ser integral e inclusiva. O propósito deste artigo consiste em abordar o ensino de Geografia no contexto da Educação Inclusiva, contemplando também a formação dos docentes e o dinamismo do processo de ensino e aprendizagem nessa abordagem educacional. Para alcançar esse objetivo, foi conduzida uma revisão teórica aprofundada sobre a temática. Esta pesquisa é, portanto um estudo de abordagem qualitativa e de natureza básica. Quanto aos seu objetivo, se caracteriza como descritiva. Quanto aos seus procedimentos é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica. Como elemento de pesquisa fora realizado a análise de conteúdo. O embasamento do presente estudo foi norteado pelas ideias dos seguintes teóricos: Brasil (1988;1996;2015;2019), Callai (2005), Campbell (2009), Ferreira (2022), Foggetti (2022), Melo E Sampaio (2007), Rossi (2015) e outros. O estudo mostrou a urgente necessidade de se pensar e de se aplicar estratégias de ensino que contemple a todos sem distinção. Nesse cenário, a imperatividade de aprofundar os estudos e pesquisas relacionados à prática de ensino de Geografia na Educação Inclusiva se apresenta como uma verdade incontestável. Isso se faz necessário para capacitar os profissionais a conduzirem um trabalho de alta qualidade e motivador destinado aos alunos com deficiência, efetivamente fomentando a inclusão desses indivíduos tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral.