Este trabalho propõe a identificar as mudanças no mundo produtivo que associem à racionalidade produtiva das políticas educacionais e seus desdobramentos nas universidades federais, a fim de compreender a reestruturação no trabalho docente e no ambiente organizacional. Neste sentido, discutir essa questão no campo educacional é compreender a informalidade e a imaterialidade no desempenho do trabalho docente e da sua existência na super exploração do mundo produtivo, fazendo uma investigação do Valor do Trabalho como categoria social seu debate Marxista e da Sociologia do Trabalho constituam mutações de mais-valor ocorridas no setor da educação superior. A partir das mudanças ocorridas no conhecimento e os efeitos da inovação organizacional do trabalho presente nas políticas de educação superior no país, estreitou-se a investigação junto a quatro universidades públicas federais no estado do Pará, de forma qualitativa e exploratória aos pressupostos do materialismo dialético, utilizando métodos bibliográficos, bibliométricos e mapeamento de dados abertos como INEP, CAGED, SIPOE/ME, entre outros, sobre a forma de organização e condição do trabalho docente. O resultado evidencia pontos de conflitos sociais na reestruturação organizacional presente nas universidades, particularmente nos protocolos institucionais, além disso, identificou efeitos de intensidade nas condições do trabalho docente, e precarização no mercado de trabalho. Como complemento aos resultados, desperta a uma emancipação dialética da função social da universidade e do papel do trabalho docente.