REVISÃO SISTEMÁTICA: TRABALHOS E DISSERTAÇÕES DA UFSCAR COM TEMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114420 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7913 "inscrito_id" => 19794 "titulo" => "REVISÃO SISTEMÁTICA: TRABALHOS E DISSERTAÇÕES DA UFSCAR COM TEMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Indivíduos com deficiência frequentemente carregam o peso de um estigma que sugere que as limitações impostas por suas características pessoais são meramente questões individuais, porém, na visão sócio-antropológica da deficiência essas limitações se mostram na sociedade, na ausência de formas de acessibilidade ou adaptações que atenuem ou extingam esses desafios, nesse sentido, existem leis que garantem o direito ao acesso desses indivíduos, assim, com essas pessoas em diversos espaços sociais, a produção acadêmica de conhecimento científico se torna importante instrumento para garantia desses direitos, portanto, com o presente recorte de um Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito do curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) colocamos o desafios de buscar a partir de critérios científicos, como tem se dado essa produção no âmbito dos cursos de graduação e mestrado na UFSCar, tendo como objetivo apresentar o levantamento realizado dos cursos de graduação e mestrado da UFSCar, bem como produções, que constam no repositório da UFSCar e que tratam da temática acessibilidade e inclusão para responder a questão central: Os cursos de graduação e Mestrado, da UFSCar, têm desenvolvido pesquisas com temas da educação especial? A pesquisa caracteriza-se como qualitativa feita no site do Repositório de Trabalhos Acadêmicos da UFSCar estabelecendo critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos trabalhos a serem analisados, realizando uma revisão sistemática, além disso uma busca pelos cursos de graduação e mestrado foi realizada no site da pró-reitoria de graduação da UFSCar. Essa análise revelou que apenas uma pequena fração de pesquisadores da UFSCar têm realizado pesquisas relacionados à Educação Especial, um tema imprescindível para o desenvolvimento de novas tecnologias, além de ser fundamental para proporcionar inclusão e autonomia a pessoas com deficiência. Portanto, ainda é preciso haver maior divulgação e incentivo a esse tipo de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19794_TB7913_30092024160453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO THOMAZINI" "autor_nome_curto" => "Eduardo" "autor_email" => "eduardot@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114420 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7913 "inscrito_id" => 19794 "titulo" => "REVISÃO SISTEMÁTICA: TRABALHOS E DISSERTAÇÕES DA UFSCAR COM TEMAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL" "resumo" => "Indivíduos com deficiência frequentemente carregam o peso de um estigma que sugere que as limitações impostas por suas características pessoais são meramente questões individuais, porém, na visão sócio-antropológica da deficiência essas limitações se mostram na sociedade, na ausência de formas de acessibilidade ou adaptações que atenuem ou extingam esses desafios, nesse sentido, existem leis que garantem o direito ao acesso desses indivíduos, assim, com essas pessoas em diversos espaços sociais, a produção acadêmica de conhecimento científico se torna importante instrumento para garantia desses direitos, portanto, com o presente recorte de um Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito do curso de Licenciatura em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) colocamos o desafios de buscar a partir de critérios científicos, como tem se dado essa produção no âmbito dos cursos de graduação e mestrado na UFSCar, tendo como objetivo apresentar o levantamento realizado dos cursos de graduação e mestrado da UFSCar, bem como produções, que constam no repositório da UFSCar e que tratam da temática acessibilidade e inclusão para responder a questão central: Os cursos de graduação e Mestrado, da UFSCar, têm desenvolvido pesquisas com temas da educação especial? A pesquisa caracteriza-se como qualitativa feita no site do Repositório de Trabalhos Acadêmicos da UFSCar estabelecendo critérios de inclusão e exclusão para a seleção dos trabalhos a serem analisados, realizando uma revisão sistemática, além disso uma busca pelos cursos de graduação e mestrado foi realizada no site da pró-reitoria de graduação da UFSCar. Essa análise revelou que apenas uma pequena fração de pesquisadores da UFSCar têm realizado pesquisas relacionados à Educação Especial, um tema imprescindível para o desenvolvimento de novas tecnologias, além de ser fundamental para proporcionar inclusão e autonomia a pessoas com deficiência. Portanto, ainda é preciso haver maior divulgação e incentivo a esse tipo de pesquisa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19794_TB7913_30092024160453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDO THOMAZINI" "autor_nome_curto" => "Eduardo" "autor_email" => "eduardot@estudante.ufscar.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }