A LÍNGUA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA COM A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114869 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8553 "inscrito_id" => 19799 "titulo" => "A LÍNGUA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA COM A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "resumo" => "Este artigo tem o propósito de ressaltar a importância da pesquisa linguística enfatizando a função fundamental da leitura e da escrita, particularmente no contexto interativo das histórias em quadrinhos, devido a integração da comunicação verbal e não verbal. O campo da linguística serve como um meio pelo qual podemos explorar as origens da linguagem escrita e falada como um elemento fundamental na compreensão do desenvolvimento da sociedade e da transmissão do conhecimento ao longo do tempo. Por outro lado, a comunicação não verbal, como a arte rupestre retratada em gravuras e pinturas, permite a preservação do pensamento humano, ao mesmo tempo em que a importância de aprender a ler e escrever e o impacto potencial que os quadrinhos podem ter em despertar a curiosidade, particularmente, entre os estudantes que ainda não compreenderam totalmente os meandros dos símbolos linguísticos. Além disso, a prática de leitura e escrita entre os educandos, bem como a aquisição de conhecimentos adquiridos ao ler quadro a quadro das histórias, o que pode facilitar a aprendizagem significativa e promover habilidades de pensamento crítico no contexto interno e externo que vivencia. Nesse sentido, fundamenta-se em alguns autores que tratam a temática da leitura ao letramento, destaca-se teóricos como Freire (2003), Koch (2006), Auroux (2014)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19799_TB8553_26102024173908.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILENE GUIMARÃES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARILENE" "autor_email" => "marileneguimaraesoliveira@professor.to.gov.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114869 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8553 "inscrito_id" => 19799 "titulo" => "A LÍNGUA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA COM A CONTRIBUIÇÃO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS" "resumo" => "Este artigo tem o propósito de ressaltar a importância da pesquisa linguística enfatizando a função fundamental da leitura e da escrita, particularmente no contexto interativo das histórias em quadrinhos, devido a integração da comunicação verbal e não verbal. O campo da linguística serve como um meio pelo qual podemos explorar as origens da linguagem escrita e falada como um elemento fundamental na compreensão do desenvolvimento da sociedade e da transmissão do conhecimento ao longo do tempo. Por outro lado, a comunicação não verbal, como a arte rupestre retratada em gravuras e pinturas, permite a preservação do pensamento humano, ao mesmo tempo em que a importância de aprender a ler e escrever e o impacto potencial que os quadrinhos podem ter em despertar a curiosidade, particularmente, entre os estudantes que ainda não compreenderam totalmente os meandros dos símbolos linguísticos. Além disso, a prática de leitura e escrita entre os educandos, bem como a aquisição de conhecimentos adquiridos ao ler quadro a quadro das histórias, o que pode facilitar a aprendizagem significativa e promover habilidades de pensamento crítico no contexto interno e externo que vivencia. Nesse sentido, fundamenta-se em alguns autores que tratam a temática da leitura ao letramento, destaca-se teóricos como Freire (2003), Koch (2006), Auroux (2014)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19799_TB8553_26102024173908.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARILENE GUIMARÃES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "MARILENE" "autor_email" => "marileneguimaraesoliveira@professor.to.gov.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }