Este artigo tem o propósito de ressaltar a importância da pesquisa linguística enfatizando a função fundamental da leitura e da escrita, particularmente no contexto interativo das histórias em quadrinhos, devido a integração da comunicação verbal e não verbal. O campo da linguística serve como um meio pelo qual podemos explorar as origens da linguagem escrita e falada como um elemento fundamental na compreensão do desenvolvimento da sociedade e da transmissão do conhecimento ao longo do tempo. Por outro lado, a comunicação não verbal, como a arte rupestre retratada em gravuras e pinturas, permite a preservação do pensamento humano, ao mesmo tempo em que a importância de aprender a ler e escrever e o impacto potencial que os quadrinhos podem ter em despertar a curiosidade, particularmente, entre os estudantes que ainda não compreenderam totalmente os meandros dos símbolos linguísticos. Além disso, a prática de leitura e escrita entre os educandos, bem como a aquisição de conhecimentos adquiridos ao ler quadro a quadro das histórias, o que pode facilitar a aprendizagem significativa e promover habilidades de pensamento crítico no contexto interno e externo que vivencia. Nesse sentido, fundamenta-se em alguns autores que tratam a temática da leitura ao letramento, destaca-se teóricos como Freire (2003), Koch (2006), Auroux (2014).