A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO ARTE E TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À GEOGRAFIA ESCOLAR
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11495 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 189 "inscrito_id" => 1280 "titulo" => "A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO ARTE E TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À GEOGRAFIA ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar algumas experiências adquiridas durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Geografia, na E.E.E.M.I. Severino Cabral, na cidade de Campina Grande – PB, no ano de 2014. Durante a realização da leitura dos mapas contidos nos livros didáticos de Geografia em sala de aula, percebeu-se a dificuldade dos alunos em compreender os elementos cartográficos. Procurou-se, a partir de então, aprofundar o conhecimento sobre a cartografia escolar adquirido a priori pelos alunos, afim de que possam melhor explorar a linguagem contida nos mapas. A partir dos mapas de classificação do relevo brasileiro, desenvolvidos por Aroldo de Azevedo, Aziz Nacib Ab´Sáber e Jurandyr Ross, contidas no próprio livro didático, procurou-se estimular a leitura de mapas, através da técnica de transcrição dos mapas dos livros para cartolinas, sem maiores critérios técnicos, procurou-se desenvolver um mapa artístico (colorido e com legenda); Em seguida, os alunos realizaram a leitura cartográfica a partir dos seus desenhos. Essa atividade possibilita desenvolver o conhecimento da cartografia escolar, promover a integração dos alunos a partir da arte, com fins na leitura e interpretação do espaço geográfico a partir dos mapas. Para tanto, foi necessário a realização de pesquisas bibliográficas, virtuais, além do livro adotado pela escola. A experiência adquirida após a participação no PIBID permite-nos uma maior aproximação com o cotidiano escolar, favorecendo o aperfeiçoamento dos futuros professores, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem, unindo teoria e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, LEITURA DE MAPAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1280_01072015075926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO RODRIGUES BRAGA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaobragacg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11495 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 189 "inscrito_id" => 1280 "titulo" => "A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO ARTE E TÉCNICA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID À GEOGRAFIA ESCOLAR" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo relatar algumas experiências adquiridas durante a participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, Subprojeto de Geografia, na E.E.E.M.I. Severino Cabral, na cidade de Campina Grande – PB, no ano de 2014. Durante a realização da leitura dos mapas contidos nos livros didáticos de Geografia em sala de aula, percebeu-se a dificuldade dos alunos em compreender os elementos cartográficos. Procurou-se, a partir de então, aprofundar o conhecimento sobre a cartografia escolar adquirido a priori pelos alunos, afim de que possam melhor explorar a linguagem contida nos mapas. A partir dos mapas de classificação do relevo brasileiro, desenvolvidos por Aroldo de Azevedo, Aziz Nacib Ab´Sáber e Jurandyr Ross, contidas no próprio livro didático, procurou-se estimular a leitura de mapas, através da técnica de transcrição dos mapas dos livros para cartolinas, sem maiores critérios técnicos, procurou-se desenvolver um mapa artístico (colorido e com legenda); Em seguida, os alunos realizaram a leitura cartográfica a partir dos seus desenhos. Essa atividade possibilita desenvolver o conhecimento da cartografia escolar, promover a integração dos alunos a partir da arte, com fins na leitura e interpretação do espaço geográfico a partir dos mapas. Para tanto, foi necessário a realização de pesquisas bibliográficas, virtuais, além do livro adotado pela escola. A experiência adquirida após a participação no PIBID permite-nos uma maior aproximação com o cotidiano escolar, favorecendo o aperfeiçoamento dos futuros professores, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem, unindo teoria e prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE GEOGRAFIA, CARTOGRAFIA ESCOLAR, LEITURA DE MAPAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1280_01072015075926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO RODRIGUES BRAGA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "joaobragacg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }