O presente estudo questiona a produção de conhecimento sobre o tênis na Educação Física brasileira, buscando identificar e analisar possibilidades pedagógicas para o trato do tênis na escola e na Educação Física escolar, expressas na produção científica da área. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo documental, realizada em anais de 19 congressos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. A partir da busca pelos descritores “tenis”, “tennis” e “tênis”, chegamos a seis artigos sobre a temática. Observamos que nenhum deles aborda a temática do tênis relacionada à Educação Física escolar, à escola, ou mesmo a seus processos de ensino-aprendizagem. Assim sendo, verifica-se que apesar das contribuições dessa produção de conhecimento para a difusão do tênis na área da Educação Física brasileira, seja em relação à formação cidadã dos alunos, verificada em projetos sociais, seja na qualificação de eventos de esporte e lazer, ou mesmo na melhor condução do esporte em sua dimensão de rendimento, não há produção teórica nos documentos analisados, que favoreça a perspectiva do tênis como um esporte que pode oferecer uma grande contribuição, se inserido na Educação Física escolar.