LUCENA, Ivanilda Matias Bezerra De. A sétima arte em sala de aula. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11545>. Acesso em: 24/11/2024 23:10
A utilização de imagens é recente no ensino educacional do Brasil, acredita-se que vem sendo usada a partir das primeiras décadas do século XX e especialmente os filmes cinematográficos vêm aparecendo como uma matéria prima privilegiada em aulas de diversas disciplinas, em especial nas aulas de História. Filmes frequentemente têm sido utilizados em aulas de diversas disciplinas e com bons resultados. A linguagem cinematográfica é complexa e mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense. Por isso mesmo apresenta ampla capacidade de comunicação. Os filmes conseguem grande aceitação por parte do público jovem, e assim apresentam imenso potencial de aproveitamento no processo educativo. Percebe-se um maior interesse por parte do aluno, a sua participação melhora e muitas vezes, algumas coisas são melhores compreendidas com filmes do que com as explicações de uma aula do professor.