GUSMÃO, Anderson Silva et al.. A construção do ábaco artesanal. Anais VII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/1156>. Acesso em: 24/11/2024 17:13
O trabalho proposto tem a finalidade de mostrar para os alunos e docentes de licenciaturas em matemática a maneira simples e prática de construir recursos didáticos, através de materiais reciclados, adquiridos com os próprios alunos sem custo adicional.Realizamos essa experiência nas aulas de matemática dos 6º anos do Ensino Fundamental na Escola Estadual Maciel Monteiro, localizada no município de Nazaré da Mata – PE. Inicialmente verificamos o conhecimento prévio dos alunos em relação aos conteúdos de valor posicional de um número e as quatro operações, no qual percebemos várias lacunas conceituais dos alunos em relação aos conteúdos verificados. Dessa forma, surgiu essa proposta de trabalhar com o ábaco de forma que os alunos compreendessem melhor os conteúdos propostos. Os resultados indicaram que as atividades com o ábaco fez com que os alunos descobrissem a necessidade de concretizarem a criação de seu próprio recurso em equipes e saberem o motivo de cada peça e detalhe do objeto estudado no momento da construção. Assim, percebemos que podemos realizar atividades e construções de recursos com materiais reciclados para despertar a curiosidade e motivação dos alunos no processo de aprendizagem.