Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

ARRANJO E COMBINAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID

Palavra-chaves: RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, ARRANJO E COMBINAÇÃO, PIBID, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11570
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 343
    "inscrito_id" => 1728
    "titulo" => "ARRANJO E COMBINAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho relata resultados de duas atividades de combinatória realizadas com materiais manipuláveis em um 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru, Pernambuco. Buscou-se identificar quais as dificuldades dos alunos ao depararem com questões de arranjo e combinação. Diagnosticou-se a dificuldade em classificar a questão a partir de a ordem gerar ou não novas possibilidades. Além disso, a maioria dos alunos utilizou a listagem de ou a enumeração de elementos como estratégia de resolução, desse modo percebeu-se que os alunos devem entrar em contato com as demais representações simbólicas existentes, ampliando a gama de estratégias de resolução do problema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, ARRANJO E COMBINAÇÃO, PIBID, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1728_27072015003253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JEFFERSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jef3ferson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11570
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 343
    "inscrito_id" => 1728
    "titulo" => "ARRANJO E COMBINAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID"
    "resumo" => "Este trabalho relata resultados de duas atividades de combinatória realizadas com materiais manipuláveis em um 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru, Pernambuco. Buscou-se identificar quais as dificuldades dos alunos ao depararem com questões de arranjo e combinação. Diagnosticou-se a dificuldade em classificar a questão a partir de a ordem gerar ou não novas possibilidades. Além disso, a maioria dos alunos utilizou a listagem de ou a enumeração de elementos como estratégia de resolução, desse modo percebeu-se que os alunos devem entrar em contato com as demais representações simbólicas existentes, ampliando a gama de estratégias de resolução do problema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades"
    "palavra_chave" => "RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO, ARRANJO E COMBINAÇÃO, PIBID, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1728_27072015003253.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ JEFFERSON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JEFFERSON"
    "autor_email" => "jef3ferson@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este trabalho relata resultados de duas atividades de combinatória realizadas com materiais manipuláveis em um 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Caruaru, Pernambuco. Buscou-se identificar quais as dificuldades dos alunos ao depararem com questões de arranjo e combinação. Diagnosticou-se a dificuldade em classificar a questão a partir de a ordem gerar ou não novas possibilidades. Além disso, a maioria dos alunos utilizou a listagem de ou a enumeração de elementos como estratégia de resolução, desse modo percebeu-se que os alunos devem entrar em contato com as demais representações simbólicas existentes, ampliando a gama de estratégias de resolução do problema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.