Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: PROCESSO EDUCATIVO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ENSINO DE BIOLOGIA Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre práticas educacionais observadas em salas de aula durante as aulas de biologia uma escola pública da cidade do Recife em Pernambuco, e as relaciona com a teoria da aprendizagem significativa proposta pelo psicólogo estadunidense David Paul Ausubel na década de 60. Utilizou-se como metodologia observações, conversas e registros feitos com professores sobre suas ações pedagógicas, descrevendo os argumentos que estes apresentam para justificar os acontecimentos durante as aulas. Como resultado, ficou evidente a insatisfação dos professores e alunos por diversos motivos, contudo, é sabido que por mais que estas adversidades interfiram no processo de ensino e aprendizagem, não podem ser os seus determinantes. Destarte, o presente trabalho ainda discute a importância da aprendizagem significativa durante as de biologia e declara a mudança que pode ocorrer quando a teoria da aprendizagem significativa se faz presente durante o processo educativo, refletindo de forma positiva tanto para o professorado quanto para o alunado.

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