Este artigo tem a proposta de apresentar a experiência vivenciada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho localizada na cidade de Guarabira-PB. Nesta escola foram realizadas oficinas didáticas em turmas da 3°série do ensino médio, pelas graduandas em História da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID), financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O trabalho foi orientado pelo Professor João Batista Gonçalves Bueno e pela professora supervisora Maria de Fátima Amâncio. As oficinas realizadas tiveram como tema: “O coronelismo: enfatizando o conceito de voto de cabresto na Primeira República”. Este tema foi relacionado à visão do presente que entende que a “Bolsa família: possibilita um voto racional e não de cabresto”. Desta forma, procuramos relacionar o contexto histórico do passado com questões que explicam o presente. A metodologia utilizada baseou-se nas pedagogias ativas, as quais os alunos participam da elaboração dos conhecimentos. Como recursos didáticos foram empregadas: imagens, vídeos, textos jornalísticos e de revistas. O estudo proporcionou a problematização de visões diferenciadas sobre os temas, abrangendo questões relativas ao cenário político da época, a pratica e a contagem dos votos realizadas nos dias de hoje, e a mudança da concepção do que é votar. Percebemos, portanto, que através desses temas podemos identificar como questões elaboradas no período da República Velha, tem correspondência com os dias de hoje. Utilizamos como referenciais teóricos as produções de: Victor Nunes Leal e Circe Bittencourt.