O objetivo deste trabalho é explorar novas perspectivas para o ensino de história, tomando como base os meios de informação de alta velocidade, tendo como ponto de partida a avaliação do progresso de ensino aprendizagem em sala de aula e estendendo-se a outras ambiências, escolhemos a interatividade ciberlúdica como meio/proposta para estas experiências, visto que nas duas salas de 7° ano escolhidas para a pesquisa 42% dos alunos conhecem o game proposto. Nossa estimativa é que utilizando os jogos online os alunos com intervenção do professor pudessem ter acesso a um maior número de informações contidas no jogo que facilitariam os conteúdos propostos em sala, ao mesmo tempo que melhorariam a hiperconectividade sociocultural, o jogo escolhido em questão foi o MMORPG Ragnarok Online, jogo online que permite aos participantes representarem-se por meio de um avatar , sua atmosfera narrativa está imersa em traços do período medieval, com enfoque no folclore escandinavo, além e outras lendas de povos distinto, tanto da Europa quanto da Ásia e África, o que possibilita ao educador uma grande variedade de opções à serem exploradas para enfatizar as propostas curriculares.