MOURA, Nizan Lins De. Contos, cantos e raízes. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11610>. Acesso em: 25/11/2024 00:50
Resumo: No presente trabalho, abordaremos o ensino de Artes, Filosofia e História com o objetivo de socializar o aluno no período escolar, para que este, desde cedo, passe a compreender as diferenças e aceitar, com maior amplitude, o mundo que o cerca. Problemática do trabalho é que os alunos observam as disciplinas como campos isolados não compreendendo a relação existente entre os conteúdos, mas ao trabalhar interdisciplinaridade, se deixa mais claro e abrangente a maneira de compreender, por diversos ângulos, a mesma coisa. Para tanto, utilizamos uma pesquisa de campo onde observamos que o importante é propiciar ao aluno a oportunidade de adquirir, através de diversas informações, recursos próprios para ser capaz de utilizar diferentes fontes de aprendizado, como também recursos para construir equilibradamente, o seu conhecimento e também uma pesquisa bibliográfica com o propósito de se conhecer e de se observar, durante o processo de ensino-aprendizagem, uma fragmentação das disciplinas, pois estas estão interligadas e dependentes umas das outras, como também possuem o mesmo valor no processo educacional. Para isso, utilizamos os teóricos: Henry Wallon (1998), Viola Spolin (1979), Olga Pombo (2014) e PCN’s (2001). O contato com esta forma de conhecimento proporcionará ao professor a possibilidade de fazer com que a interdisciplinaridade e a socialização sejam pilares para que o indivíduo possa sair de uma consciência ingênua para uma consciência mais reflexiva, que lhe garanta a facilitação de realizar os seus anseios, os seus projetos de vida e, especialmente, torná-lo o principal agente deste processo.