Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: DEMANDAS E DESAFIOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MUSICAL, FORMAÇÃO EMERGENTE DE PROFESSORES, FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA Comunicação Oral (CO) Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas
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Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este artigo tem por objetivo principal trazer à tona a discussão da formação emergente de professores generalistas para o ensino de música na Educação Básica, procurando refletir sobre a formação de professores não especialistas em música e conhecer o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor em Música. Pesquisa bibliográfica e documental, nos quais apresentamos um breve panorama sobre as metas e as políticas de formação de professores em música no Parfor, assim como os dados do relatório da Capes (2009 – 2013) com relação ao desenvolvimento e os avanços para a formação de professores em exercício. Em relação a formação emergente em Educação observa-se um aumento das discussões e de criação de projetos em música que buscam capacitar e qualificar os professores generalistas/unidocentes. Conclui-se que é necessário avançar nas discussões e incentivar a formação de professores generalistas quanto ao ensino de música na Educação Básica, principalmente, no âmbito da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, nos quais vemos que o professores/pedagogos são os “responsáveis” e quase que exclusivamente por esta etapa da Educação Básica. É importante refletir sobre o papel do ensino de música na Educação básica e construir um diálogo mais próximo entre a universidade e as escolas de Educação Básica.

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