O trabalho com gêneros textuais é um desafio para muitos professores, no entanto não há como trabalhar a Língua Portuguesa sem a leitura e produção desses gêneros. O presente artigo mostra como é possível executar a leitura e produção de um texto literário em sala de aula, contribuindo para a escrita e formação do leitor. O projeto Nas trilhas da Língua Portuguesa: o texto em foco, do PIBID-LETRAS/UEPB, trabalhou a partir da adaptação de um texto literário, tido como clássico, para a literatura de cordel, possibilitando a aproximação entre o aluno e a leitura de tais textos, quebrando tabus de que a leitura é cansativa e formando um leitor e produtor de textos. Embasados em sequências de atividades que contribuem para o conhecimento de determinado tema e gênero, optamos trabalhar com a literatura de cordel voltada para cultura nordestina. Os discentes foram capazes de produzir folhetos de cordéis com todos os elementos constituintes dos cordéis “famosos”. Portanto, o trabalho com o cordel aproximou o leitor de sua cultura, assim como despertou a curiosidade para a leitura na integra de outros textos, por conter uma linguagem simples, acessível a todos. O nosso aparato teórico foi construído a partir de autores como ANTUNES (2003), CÂNDIDO (1995) SILVA (2013), SOBRINHO (2003), além dos documentos oficiais que discutem o ensino de língua.