As atuais práticas de leitura e escrita realizadas pelos docentes em sala de aula não atendem ao propósito básico a que se destinam: formar bons leitores e bons escritores no âmago do ambiente escolar. Dessa forma, o ensino de Língua Portuguesa deve focalizar o discurso e suas práticas de oralidade, escrita, leitura e análise linguística, as relações dialógicas, os gêneros textuais, enfim, faz-se relevante uma abordagem que leve o aluno a ampliar seus horizontes discursivos buscando promover a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever prazerosamente, assim como investigar, entender e discutir assuntos que compõem os textos trabalhados e a interpretação e análise dos mesmos. O objetivo geral é promover a leitura e escrita de diversos gêneros textuais, de forma que os alunos sejam motivados a ler e a escrever prazerosamente, assim como investigar, entender e discutir assuntos que compõem os textos trabalhados e a interpretação e análise dos mesmos. Dessa maneira, prepará-los para a leitura e produção dos respectivos gêneros, fazendo uso da língua culta, aprimorando-a, e principalmente, despertar o gosto pela leitura. Para o desenvolvimento das atividades de Língua Portuguesa a linha-mestra da metodologia será a percepção e a construção da linguagem oral e escrita. Posteriormente, através do ensino da linguagem, será trabalhada a produção de diversos gêneros textuais. O desenvolvimento de atividades como essa contemplam o aperfeiçoamento das práticas de leitura e escrita presentes nos Projetos Pedagógicos das escolas, uma vez que a deficiência nestas práticas vem sendo amplamente discutida pelos professores que demonstram a cada ano uma preocupação crescente quanto a esse problema. Essa mesma consonância pode ser percebida quanto às Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2006, pág. 18), segundo a qual “(...) as ações realizadas na disciplina Língua Portuguesa, no contexto do ensino médio, devem propiciar ao aluno o refinamento de habilidades de leitura e de escrita, de fala e de escuta”, sendo assim, o presente trabalho contribui também para a interação entre o estudante e o meio social no qual ele está inserido, sobretudo se considerarmos os avanços tecnológicos que acabam por excluir aqueles que não dominam a leitura e a escrita.