O presente artigo traz uma reflexão sobre a atual forma que o ensino de Geografia tem se apresentado no currículo escolar, levando em conta a percepção de alunos do ensino médio acerca do enfoque descrito. Visto que o ensino da ciência Geográfica ainda se mantém com metodologias tradicionalistas que não atendem as necessidades apresentadas pelos alunos, que expõem dificuldades em articular simples noções de representação da Geografia no seu cotidiano, e sua função na grade curricular; o que os leva a possuírem uma visão da Geografia como aquela disciplina que descreve o mundo em seus aspectos físicos e políticos, e poucos conseguem interpretar o real propósito da disciplina, que vai além da descrição da terra, mas possibilita a compreensão do espaço geográfico na sua concretude. A partir disso, o trabalho busca apresentar, identificar e analisar a visão que se faz presente nos jovens estudantes de ensino médio acerca deste fragmentado ensino de Geografia, por meio de um trabalho realizado junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, em duas turmas de segunda série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para a produção deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas e de campo - na referida escola, onde envolveu a técnica do uso do questionário diagnóstico na coleta dos dados, no qual os discentes apresentaram suas percepções e sugestões para a melhoria das aulas.