Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

COMPETÊNCIAS NA EJA E O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PESQUISA EMBASADA NO ARCO DE MAGUEREZ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE BIOLOGIA, PESQUISA ETNOGRÁFICA Comunicação Oral (CO) Educação de Pessoas Jovens e Adultas
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11604
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 375
    "inscrito_id" => 743
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS NA EJA E O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PESQUISA EMBASADA NO ARCO DE MAGUEREZ"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa etnográfica realizada no Colégio Carneiro Leão com uma turma do primeiro módulo da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Como metodologia foi utilizado o Arco de Charles Maguerez, o qual secciona a pesquisa em 5 etapas. Para a presente pesquisa apenas as 4 (quatro) primeiras foram utilizadas, entretanto. Tendo este por embasamento, objetivou-se averiguar se as competências presentes nos Parâmetros Curriculares de Biologia do Estado de Pernambuco estão sendo cumpridas. Destarte, constatou-se algumas incoerências nas práticas observadas e para estas foram propostas soluções ao final deste relato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE BIOLOGIA, PESQUISA ETNOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID743_29072015213129.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍZA NAYARA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAÍZA MELO"
    "autor_email" => "raay.melo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11604
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 375
    "inscrito_id" => 743
    "titulo" => "COMPETÊNCIAS NA EJA E O ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PESQUISA EMBASADA NO ARCO DE MAGUEREZ"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma pesquisa etnográfica realizada no Colégio Carneiro Leão com uma turma do primeiro módulo da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Como metodologia foi utilizado o Arco de Charles Maguerez, o qual secciona a pesquisa em 5 etapas. Para a presente pesquisa apenas as 4 (quatro) primeiras foram utilizadas, entretanto. Tendo este por embasamento, objetivou-se averiguar se as competências presentes nos Parâmetros Curriculares de Biologia do Estado de Pernambuco estão sendo cumpridas. Destarte, constatou-se algumas incoerências nas práticas observadas e para estas foram propostas soluções ao final deste relato."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação de Pessoas Jovens e Adultas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO DE BIOLOGIA, PESQUISA ETNOGRÁFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA13_ID743_29072015213129.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAÍZA NAYARA DE MELO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RAÍZA MELO"
    "autor_email" => "raay.melo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa etnográfica realizada no Colégio Carneiro Leão com uma turma do primeiro módulo da modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Como metodologia foi utilizado o Arco de Charles Maguerez, o qual secciona a pesquisa em 5 etapas. Para a presente pesquisa apenas as 4 (quatro) primeiras foram utilizadas, entretanto. Tendo este por embasamento, objetivou-se averiguar se as competências presentes nos Parâmetros Curriculares de Biologia do Estado de Pernambuco estão sendo cumpridas. Destarte, constatou-se algumas incoerências nas práticas observadas e para estas foram propostas soluções ao final deste relato.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.