Este trabalho intitulado “Leitura nos anos iniciais da EJA: desafios e perspectivas”, objetiva apresentar a importância do incentivo à leitura e a posição do aluno/leitor enquanto sujeito constituinte e constituído em meio ao processo de leitura. O interesse para essa temática nasceu a partir da observação da atuação dos alunos ao desenvolver a prática da leitura em uma sala de aula de EJA, levando-nos a desenvolver um projeto de leitura fundamentado em estudos teóricos desenvolvidos por autores como Kleiman e Morais (1996), Schneuwly e Dolz (2004) e Marinho (2012) no tocante aos estudos da figura do leitor enquanto sujeito atuante na ação leitora como prática social. A partir da coleta de dados e desenvolvimento de um projeto interativo de leitura motivacional com a turma em análise, lançaremos a proposta de que o universo letrado que circunda aos alunos venha ser tomado como instrumento de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos, tendo essa pesquisa a premissa de contribuir para o redirecionamento da leitura na perspectiva socioenteracionista, visando trazer às aulas da EJA um novo olhar acerca do ensino e da prática de leitura enquanto algo essencial aos jovens e adultos diante das vivências sociais, despertando à apreciação e importância dos textos encontrados no universo escolar, bem como as diferentes fontes de leitura encontradas no cotidiano dos alunos. Será proposto que a leitura (aqui a Literatura de cordel) e as novas tecnologias sejam tomadas como instrumentos de suporte no processo de ensino aprendizagem com jovens e adultos.