As transformações corporais vivenciadas no período da adolescência favorecem a curiosidade a novas práticas, entre elas o desenvolvimento da sexualidade. A escola é considerada uma grande via para o exercício da Educação Sexual na adolescência. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de estudantes na construção de uma oficina com o tema “Educação Sexual”. A oficina foi elaborada no âmbito da proposta do PIBID/UEPB/CAPES por cinco estudantes da 1ª Série do ensino médio sob orientação de licenciandas bolsistas de biologia e supervisão da professora da Escola Estadual Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro. Esses estudantes passaram por um período de orientação inicial a fim de realizarem pesquisas em livros, internet, quais fontes buscar e quais métodos utilizarem para desenvolver a oficina. A oficina foi desenvolvida na II Semana Científica que aconteceu em quatro momentos, explanação da temática por meio de slides e vídeos abordando conceitos sobre sexualidade, DSTs, práticas preventivas e gravidez na adolescência, utilização de protótipos e cartazes para explicações sobre o sistema genital masculino e feminino; e momento de diálogo para esclarecer dúvidas dos ouvintes Os alunos ministrantes declaram que a oficina foi uma experiência única e muito proveitosa, pois cada etapa de construção favoreceu a aquisição do conhecimento, e transmiti-lo a outros jovens foi muito agradável. Os resultados obtidos após esta oficina permitiu concluir que o exercício de atividades didáticas que influenciem a autonomia de estudantes é importante para a conquista de uma aprendizagem de qualidade uma vez que preze pela inovação.