No âmbito das atribuições aplicadas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto do Curso de História da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, que este artigo foi construído para relatar as experiências de como a tecnologia pode ser desenvolvida dentro do projeto, Desta forma percebendo que o professor precisa ter flexibilidade e encarar novos desafios. Foi neste pressuposto que após definir tais contribuições dentro do projeto que houve o despertar para desenvolver trabalhos com ferramentas tecnológicas para edição e elaboração de vídeos, a Priore houve a edição de imagens com o fotoshop Photoscape e logo depois o uso do Software Windows Movie Make da Microsoft, neste pode editar vídeos com animações, desta forma atraindo a atenção dos que assistiam, com esta ferramenta editamos também as filmagens do programa intitulado Chegamos ao Ponto uma espécie de telejornal com comédia para ser lançado na web, outra ideia que desencadeou foi a construção de vídeos com músicas e imagens para o Trabalho de Conclusão de Curso de um aluno bolsista, fruto de um trabalho continuo envolvendo história e a utilização das ferramentas tecnológicas. Sabemos que as nossas experiências são frutos das oportunidades concebidas na vida e que todo esse processo de amadurecimento gera um incentivo para galgarmos novos horizontes para constituir saber ensinando história, tudo isso atrelado ao avanço globalizado.