O ensino de Ciências é um mecanismo importante na preparação dos estudantes que estão no Ensino Médio e que vão se submeter ao ENEM, em particular, o ensino de Física. Descreveremos neste artigo uma experiência pedagógica, em que foi colocada em prática uma proposta metodológica para o ensino de Física, na educação básica. A proposta é embasada nos pressupostos teóricos de David Ausubel e foi desenvolvida com uma turma da terceira série do Ensino Médio em uma escola pública na cidade de Santa Luzia/PB. A proposta consiste na utilização de simulações computacionais para o ensino de circuitos elétricos, cuja finalidade maior foi tornar as aulas interativas e mais atraentes, através da exploração de simulações computacionais. Sabemos que existem muitas dificuldades na aprendizagem dos conceitos relacionados a esta parte da Física e a utilização de simulações no ensino já vem sendo indicada por muitos autores. As simulações permitem ao estudante centrar-se na essência do problema, tornando mais eficiente o entendimento dos conteúdos propostos em cada situação. Além disso, a utilização de simuladores permite o estudo de situações que, na prática, seriam difíceis ou até mesmo inviáveis de serem realizadas, permitindo, desta forma, uma melhor compreensão dos fenômenos. Propomos a realização por meio da utilização de um “kit” virtual, que permite a simulação e construção de circuitos elétricos, desenvolvido pelo projeto Tecnologia no Ensino de Física (PhET), da Universidade do Colorado. O Kit virtual que permite a de construção de circuitos está disponível, gratuitamente, online.